Bairros de Monsanto - da habitação social aos condomínios fechados

1ª etapa - De Alcântara a Algés
2024-11-17 (Domingo)
Foi uma belíssima jornada!
Imagem WhatsApp 2024-11-17 às 20.15.05_f0d2a6af 
 
IMG-20241023-WA0036 
 
Percurso pelos bairros que circundam a sul e sudoeste o Parque Florestal de Monsanto.
Partiremos da estação de Alcântara Terra, subiremos pela freguesia de Alcântara até ao bairro do Alvito.
Contornaremos a Tapada da Ajuda até chegarmos ao maior conjunto de bairros limítrofes de Monsanto, situado na freguesia da Ajuda.
Iremos depois até Caselas, para começarmos a descer até Algés pelo Alto do Duque, nos limites da freguesia de Belém.

Piquenicaremos no Jardim das Damas
com vista para o Tejo.
Terminaremos em Algés.
Quinta do Jacinto, Alvito, Casalinho da Ajuda, 2 de Maio, Alto da Ajuda, Açucenas, GNR, Caramão da Ajuda, Caselas, Restelo… 
Já conhecemos alguns destes bairros dos nossos passeios mensais em Monsanto, mas agora teremos a oportunidade de os visitar com mais pormenor e ficar a saber mais informações sobre a sua história.
Teremos ocasião de observar casas para famílias menos favorecidas e casas económicas do Estado Novo e, marca dos tempos, os PER, PIMP e FENACHE do pós-25 de Abril. Finalmente, veremos como, ao lado destes bairros, começam também a aparecer pequenas cidades muradas para a classe médiaalta.
Características do percurso: Excluindo o caminho em torno da Tapada da Ajuda e a descida pelo Alto do Duque, percurso essencialmente urbano, por ruas e veredas dos diferentes bairros. Com um total de cerca de 17km e desníveis acumulados de cerca de 370m. Alguns desníveis pontualmente acentuados. Várias possibilidades de neutralização.
Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza potencialmente lamacenta de alguns trilhos.
A meio do percurso haverá tempo livre para piquenique (apoio de cafetaria). Trazer farnel e água é recomendado, pois há poucos pontos de abastecimento no percurso.
Cartografia: Folha 431 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Ponto de encontro: Largo da estação de Alcântara Terra (cruzamento da Av. de Ceuta com a R. Prior do Crato) às 9h45.
Inscrição no CAAL (7,50€) inclui seguro, mas não inclui os transportes.