O nome nativo significa, literalmente, "Montanha Negra".
Montenegro é uma das relíquias da península balcânica.
Pequeno em tamanho, mas repleto de esplendor natural e com uma herança cultural profunda e diversificada.
País montanhoso, mais pequeno do que o Alentejo, é feito de montanhas escarpadas, florestas densas, vilas medievais, igrejas costeiras e uma estreita faixa de praias ao longo de seu litoral no Mar Adriático.
Situado no sudeste da Europa, faz fronteira com o Mar Adriático a sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a sudeste, com a Bósnia-Herzegovina, e uma pequena fronteira com a Croácia a noroeste, e com a Sérvia a nordeste.
A História de Montenegro é marcada por um complexo mosaico de acontecimentos que refletem a sua localização estratégica nos Balcãs e a luta pela independência ao longo dos séculos. No período medieval, a região era habitada por tribos eslavas e foi posteriormente influenciada pelo Império Bizantino e pelo Reino da Sérvia. Por muitos séculos, Montenegro foi um principado governado por uma sucessão de dinastias, ganhando o seu estatuto internacional como uma nação independente no Congresso de Berlim, 1878, mais tarde tornando-se um reino. Entre 1945 e 1991 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e, desde então e até 2003 da República Federal da Jugoslávia; até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro. Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55,5% dos eleitores haviam escolhido a independência. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU dia 28 de Junho. Pedido de adesão à União Europeia desde 2008; apesar de não pertencer à União Europeia, o Montenegro resolveu adoptar o euro como moeda, após a sua independência em 2006.
Capital - cidade de Podgoritza População - 616 177 (2023) Banco Mundial Área - 13 812 km²
Língua oficial - A língua oficial é a montenegrina. Além desta, o sérvio, bósnio, albanês e o croata são reconhecidos como idiomas em uso.
Hora oficial - horário de verão (UTC+2) entra em vigor em 2025-03-30 às 01:00. CET horário normal (UTC+1) entra em vigor em 2025-10-26 às 01:00.
Economia - A economia de Montenegro depende muito do turismo estrangeiro e das exportações de metais refinados. Do lado das despesas, o consumo das famílias é o principal componente do PIB (80%), seguido pelos gastos do governo (19%) e formação bruta de capital fixo (19%). Religião - A maior denominação do país é a Igreja Ortodoxa, seguida por 460 383 pessoas ou seja 74,24% dos montenegrinos; segue-se o Islão e os fiéis da Igreja Católica, não havendo para além destas três nenhuma outra denominação religiosa que passe o 1%.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) propôs um plano de proteção aos bens culturais do mundo, através do Comité sobre a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural, aprovado em 1972.
Montenegro acedeu à convenção, tornando os seus locais históricos elegíveis para inclusão na lista, totalizando actualmente 4 sítios classificados como Património da Humanidade, sendo 1 de classificação natural e os outros 3 de classificação cultural
O programa detalhado AQUI
O programa resumido, que inclui o simpático preço e as formas de pagamento AQUI
Se gostas de natureza os Parques Nacionais de Montenegro são um Prato Cheio - ver AQUI
Informações práticas AQUI
Todas as fotos para abrir o apetite AQUI