Castro Verde

História, património, gastronomia, minério e muito Alentejo
2026-03-21 - 2026-03-22 (Sábado - Domingo)
A
CTIVIDADE DE SÁBADO, 21/03/26 – GRUPO ÚNICO
Percurso circular com 11,7 Km (PR1 Viagem aos Primórdios da nacionalidade), com partida e chegada junto da igreja de S. Pedro das Cabeças (5 Km a sudeste de Castro Verde), com partida às 09h00 (pequeno-almoço no hotel às 08h00 e saída do hotel às 08h30).
Percurso fácil, com desníveis acumulados de 100 metros, maioritariamente por estradões, passando por alguns montes alentejanos e pela aldeia de Namorados (onde se faz uma paragem técnica para um snack e café).
Possibilidade de neutralização a meio do percurso, na aldeia de Namorados (regresso a Castro Verde em viatura dos organizadores).
Regresso da igreja de S. Pedro das Cabeças a Castro Verde nas viaturas dos participantes para almoço de grupo.
Resto da tarde livre para visitar Castro Verde, nomeadamente moinho de vento do Largo da Feira, o Museu da Lucerna e a Basílica de Castro Verde (está programada uma visita guiada à Basílica e ao seu tesouro por técnico do turismo local, com o custo de 3,00 euros, a pagar no local (no acto da inscrição, cada sócio deve indicar se pretende aderir a esta proposta).

ACTIVIDADE DE DOMINGO, 22.03.26 – GRUPO ÚNICO
Percurso circular com cerca de 20 Km, com partida e chegada junto do Centro Cultural e Recreativo do Beringelinho (lugar da Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, a 13 Km a sul de Castro Verde), com partida às 09h00 (pequeno-almoço no hotel às 08.00 h e saída do hotel às 08h30  com check out feito).
Percurso fácil, centrado na Mina de Neves Corvo, com desníveis acumulados de 100 metros, maioritariamente por estradão.
A primeira parte do percurso acompanha o troço final da linha férrea que serve a mina, passa pelos lugares de Monte dos Mestres e Neves da Graça (onde se faz uma paragem técnica para um snack e café) e acompanha o perímetro ocidental e norte do couto mineiro até ao lugar de A-do-Corvo, onde se vai almoçar.
O percurso é feito com a participação de um técnico da mina, que vai mostrando e explicando as funções das diversas estruturas da mina à superfície (por motivos de segurança, não há possibilidade de uma visita guiada ao interior da mina).
Almoço aos 12,7Km, em A-do-Corvo, na Casa de Pasto Café Desportivo.
Possibilidade de neutralização em A-do-Corvo (regresso ao Beringelinho em viatura dos organizadores).
A segunda parte do percurso, com cerca de 8 Km, utiliza exclusivamente estradões, passando pelo lugar de Lombador no regresso ao Beringelinho, onde termina a actividade.


Vê todos os detalhes AQUI.