AS GENTES DE ÍLHAVO

1996-05-18 (Sábado)

A pesca, a agricultura e a indústria

18 e 19 de Maio - (sábado e domingo, com partida 6ª feira à noite)


As gentes de Ílhavo são um exemplo de comunidade matriarcal em Portugal. São com efeito as mulheres que gerem os destinos familiares de grande parte destas gentes. As razões deste comportamento prendem-se com o tipo de vida dos homens da região, desde sempre vocacionados para a pesca e que teve o seu apogeu nas décadas de 30 a 50 com as grandes campanhas do bacalhau.

É para melhor se conhecer este tipo de comunidade que o CAAL organiza esta actividade, que tem como ponto de apoio o parque de Campismo da Vagueira.


Sábado 18

Iremos percorrer o cordão dunar entre a praia da Vagueira e a povoação da Costa Nova do Prado onde, com um pouco de sorte, assistiremos ao cerimonial da chegada das redes da pesca do arrasto no mar. Quem levar sacos poderá apanhar os desperdícios do pescado que pelo seu pouco tamanho os pescadores abandonam na areia, bom aperitivo para o jantar de sábado, se cozinhados na brasa nos grelhadores do parque de campismo.

Quem tiver levado o fato de banho e não recear o mar destas paragens, poderá aventurar-se a um banho retemperador.

Segue-se uma curta visita à típica povoação da Costa Nova do Prado, outrora conjunto de barracões (palheiros) onde os pescadores de Ílhavo guardavam as alfaias da pesca, e que tem conseguido manter uma traça característica. Ainda hoje se pode aí ver o palheiro de José Estêvão, ponto de reunião dos amigos de Eça de Queiroz.

A seguir faremos uma travessia da ria em típica barca moliceira, que efectuará à vela a travessia de todos os companheiros.

Na margem nascente da ria, enquanto parte do grupo poderá saborear uma bruxa ou um cervejão numa típica tasca da região, outra parte visitará os estaleiros do Sr. Delmar Conde, onde, em fibra de vidro, se recriam algumas das embarcações da ria, se fazem barcos de recreio apreciados em todo o país ou simplesmente se fazem barcos para a faina da pesca local.

Aqui haverá uma neutralização.

Terminada a visita, a actividade prosseguirá até ao parque de campismo, agora sempre pela margem da ria onde devemos chegar pelo fim da tarde.

O parque tem apoio de restaurante e a cerca de 2 km há também restaurantes para jantar.

Às 22 horas, no Parque de Campismo, haverá um convívio cultural com figuras muito populares, na região.


Domingo 19

A actividade começa no parque de campismo, agora em direcção Nordeste e percorreremos a mata nacional das dunas de Vagos.

Atravessaremos a ria por uma ponte de madeira que serve a fábrica de porcelanas da Vista Alegre, fundada em 1824, cujo museu iremos visitar.

Junto à fábrica, no local onde nos dias 13 de cada mês há uma feira de renome, poderá haver uma neutralização.

Seguidamente, no autocarro do clube ou a pé, atravessaremos Ílhavo até ao museu da cidade, dedicado ao mar, às salinas e à pesca do bacalhau, que iremos visitar.

Características do percurso

Percurso plano, sem dificuldades, (2 botas) bom para baptismo de iniciados. Quase na totalidade em piso de areia, por vezes molhada, com uma pequena zona de lodo (no sábado). Há abastecimento de água no parque de campismo e em bastantes pontos ao longo do percurso. 17 km no Sábado , 12 km no Domingo, com neutralizações ao km 9.


Vestuário - Adequado à época do ano. Para os corajosos por que não um fato de banho?

Cartografia - Folhas 184, 185, 195 e 196 do Serviço Cartográfico do Exército (1/25 000).

Local e hora de partida - O clube organiza autocarro com partida na 6ª feira, dia 17, de Algés (21h00) e Campo Pequeno (21h30).

Atenção! - Quem participar em viatura própria deve no Domingo assegurar o retorno ao ponto de origem. A actividade tem início no Sábado às 9h15 junto ao parque de campismo Vagueira Camping.

Alojamento - O alojamento será no parque de campismo Vagueira Camping (estrada Vagos-Praia da Vagueira tel. 034-797526). Os companheiros deverão levar e material de campismo, que poderá ser transportado no autocarro. O acampamento será montado à chegada e desmontado na manhã de Domingo, antes da actividade. O parque dispõe de apoio de minimercado, restaurante, electricidade e duche quente.

Inscrições para a actividade - As inscri-ções para a actividade (mesmo para quem utilize a viatura própria), serão efectuadas por correio ou directamente na sede do Clube, no horário de atendimento. Só serão consideradas as inscrições cujo pagamento tenha sido recebido até à terça feira anterior à data de realização da actividade. Não serão, portanto, aceites inscrições pelo telefone.


PREÇOS

Sócios

Autocarro 7.800 Esc:

Viatura 5.250 Esc:

Menores de 21 anos

Autocarro 5.500 Esc:

Viatura 2.900 Esc.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Beira Litoral
Local: Vagueira