30 de Outubro a 1 de Novembro - Sábado a Segunda - 2/3 botas.
Uma oportunidade para, uma vez mais, admirarmos a maravilhosa paleta de cores das vinhas após a vindima, realçando ainda mais a espectacular paisagem desta região, descobrirmos ou revermos povoações cheias de história e miradouros com perspectivas e lendas diversas.
No 1º dia, Sábado, após chegarmos a S. João da Pesqueira faremos uma actividade de cerca de 5 km desde aquela localidade até S. Salvador do Mundo, um dos miradouros mais deslumbrantes do Douro (2 botas).
No 2º dia, Domingo, haverá uma actividade com cerca de 15 km que terá o seu início em Soutelo do Douro passando por três miradouros (Nª Srª das Neves, Igreja de S. Sebastião e Nª Srª de Lurdes) e que vai terminar na Quinta do Castelinho. Um percurso muito desnivelado (3 botas).
No 3º dia, Segunda, começaremos por fazer uma visita guiada à histórica vila de S. João da Pesqueira, após o que teremos uma caminhada de cerca de 11 km, que começa com uma pequena subida até ao miradouro do Moinho de Vento, de onde nos podemos despedir da cidade que nos deu abrigo e nos revelou alguns dos seus segredos, seguindo-se uma descida gradual até ao Douro por um vale onde predomina a agricultura (2 botas).
Alojamento: No pavilhão dos Bombeiros Voluntários de S. João da Pesqueira, sendo necessários colchonete e saco cama.
Alojamento alternativo por conta própria na Pensão do Marquês (tel. 254444158).
Cartografia: Folhas 128 e 129 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: O ponto de encontro será no Sábado, pelas 15h30, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de S. João da Pesqueira.
Jantar de Domingo: É possível organizar o jantar de Domingo num restaurante regional para quem estiver interessado.