XIX ANIVERSÁRIO - MONTEJUNTO

2004-09-18 (Sábado)

Por cumeadas e terras de Montejunto

18 de Setembro - Sábado - 2 botas.

A Festa do nosso XIX Aniversário este ano é quase ao pé de casa…

Será em Montejunto, esta tão bela e castigada Serra que há tantos anos admiramos e que nunca nos cansamos de explorar. Mas ela resiste e rejuvenesce, merecendo a nossa visita e a nossa homenagem!

Pois bem, este ano concebemos um plano de festas algo diferente, mas nem por isso menos entusiasmante e desafiador…

A grande actividade do XIX Aniversário desenrola-se no Sábado, 18 de Setembro.

Montámos, com o apoio do nosso Grupo de Dinamização de Actividades de Orientação (GDAO), um passeio acessível a todos, com possibilidade de neutralização, que atravessará o maciço central de Montejunto.

Passaremos por cumeadas plenas de moinhos, chegaremos ao mítico S.João (661m) pejado de antenas mas com horizontes magníficos que se espraiam pelo Tejo até Lisboa; por vales frondosos chegaremos à pitoresca Pragança; depois de retemperadas as forças subiremos até à Penha do Meio Dia (574m), outro fantástico ponto de observação sobre a região Oeste onde a vista se perde até ao mar, com as Berlengas ali tão perto…

Não poderemos terminar este passeio sem visitar a Real Fábrica de Gelo, os seus tanques e poços, e ficaremos mais bem informados sobre a Serra visitando o seu Centro de Interpretação.

Mas uma festa de Aniversário deve contar com toda a Família CAAL!

Assim, é com alegria que anunciamos que será em Montejunto a 1ª aula prática de mais um Curso de Iniciação à Escalada, que o Grupo de Dinamização de Actividades de Escalada (GDAE) põe de pé! Passem palavra e inscrevam a malta jovem lá de casa.

E para os mais duros (e duras), o GDAMO – Grupo de Dinamização de Actividades de Montanha – organiza uma marcha de montanha com a exigência e a marca de qualidade a que o Grupo já nos habituou…

Mas para que todos e cada um possam “montar” o seu programa, usufruindo em pleno das belezas da Serra, informamos alguns aspectos importantes da logística e organização:

  1. Haverá um jantar de Aniversário e Convívio, no fim da actividade de Sábado.
  2. O Clube organiza autocarro com partida de Lisboa no Sábado, e regresso no mesmo dia, no fim do Jantar de Aniversário e Convívio.
  3. É possível, para quem desejar um fim de semana mais alargado, acampar no parque de campismo rural da Serra de Montejunto nas noites de Sexta e/ou Sábado. É com muito gosto que vos receberemos a partir das 18h00 de Sexta, só possível com a colaboração e simpatia da GESCADAVAL.

Cartografia: Folhas 362 e 363 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sábado, dia 18, às 8h40 de Algés e às 9h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, às 10h15, no parque de campismo rural da Serra de Montejunto, junto ao quartel da Força Aérea.

O preço inclui o jantar de Aniversário (bom, abundante e bem confeccionado...).