GR11 / E9 CAMINHO DE SANTIAGO ROTA DO OESTE

2000-01-22 (Sábado)

Carreiras - Santa Cruz.

Desde o século VIII que de vários pontos da Europa cristã saíram peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, procurando junto do túmulo do Santo Mártir obter maiores bênçãos, especialmente nos Anos Santos, em que a festa do Santo, 25 de Julho, coincide com o Domingo.
Neste peregrinar, a aceitação, o acolhimento e ajuda que estes peregrinos sempre tiveram da parte das populações por onde passavam, fizeram com que os caminhos de Santiago se tornassem na verdade um elo de ligação entre os vários povos e pudessem chegar aos nossos dia como um símbolo da união da Europa.
Na última década, em França e em Espanha, assistiu-se a uma revitalização dos caminhos para Santiago. Hoje são muitos milhares os caminheiros que, anualmente, em toda a Europa, percorrem troços desses caminhos, movidos mais por razões lúdicas ou indo ao encontro da história.
Também em Portugal surgiram alguns projectos para fazer renascer o caminho português para Santiago e o nosso clube lançou-se, com o apoio da FPC, no reconhecimento de um caminho que, numa primeira fase, ligando Lisboa a Alcobaça, pudesse ser percorrido com agrado e fizesse parte integrante do GR11 / E9 português.
Assim, vamos no próximo dia 22 de Janeiro (sábado) apresentar aos nossos sócios, autarquias e órgãos de informação este projecto, percorrendo numa actividade do nosso calendário um troço do GR11 / E9 que ligará as fortificações das Linhas de Torres, em Carreiras, à praia de Santa Cruz.
Terminaremos o dia num agradável convívio em Santa Cruz.
Características do percurso: É um trajecto com cerca de 12 km, em bom piso, sem grandes desníveis, que nos oferece belas paisagens e nos fará recordar essa grande obra de estratégia militar que foi aquela linha de defesa e nos conduzirá à nossa incomparável costa atlântica e a um dos seus miradouros de maior encanto. É possível neutralizar. 2 botas
Cartografia: Folhas 361 e 374 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 07:30 e Campo Pequeno 07:45.
Participação em viatura própria: É possível. O ponto de encontro é na povoação de Carreiras, junto ao cruzamento S. Pedro da Cadeira/ Torres Vedras às 09h30.

Região: Região de Turismo do Oeste
Local: Carreiras