12 a 14 de Novembro - Sexta a Domingo - 2 botas.
Não, não é piada; até a NASA está a desenvolver um projecto de investigação em astrobiologia neste ecossistema único da nossa Península com formas de vida primitivas que se pressupõem idênticas às que eventualmente terão existido no planeta vermelho.
Vermelho, amarelo, laranja, fazem parte da paleta de cores do maior complexo mineiro da Europa, que lentamente está a ser transformado num interessante parque temático em memória dos milhares de mineiros que durante séculos ali trabalharam.
A nossa actividade inclui a visita ao extraordinário Complexo Dolménico de El Pozuelo com necrópoles megalíticas de câmaras múltiplas, estando a n.º 5 totalmente preservada, ainda sob a respectiva mamoa.
É para esta aliciante actividade que vos convidamos, com o programa que a seguir se descreve:
Sábado,13:
Domingo,14:
Nota: Horas locais espanholas.
Alojamento: No Centro de Naturaleza ‘La Estación’ em Nerva, em quartos amplos com dois beliches (4 pessoas por quarto). O Centro de Naturaleza fornece a roupa de cama, sendo apenas necessário trazer o estojo de higiene e as toalhas de banho.
Recomendações: Para a difícil descida da Sierra del Madronãl é imprescindível o uso de botas de montanha e aconselhável o uso de bastão (pode ser neutralizada). A Cuenca Minera, pela altitude e exposição aos ventos marítimos de sudoeste, é fresca e húmida no Outono, pelo que será conveniente trazer protecção para a chuva e, eventualmente, para o frio. Trazer igualmente protecção para o sol. Trazer lanternas para a visita ao interior da mamoa n.º 5.
Partida: Sexta, dia 12, às 19h15 de Algés e às 19h45 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração no Sábado às 9h30, no Centro de Naturaleza ‘La Estación’ em Nerva.
O preço inclui o alojamento (2 noites) e 2 pequenos almoços, o jantar de Sábado e a visita ao parque mineiro com a viagem de comboio no antigo caminho de ferro.