18 a 25 de Setembro de 2005 - 1/2 botas.
Inscrições até ao dia 10 de Maio (30 a 50 participantes), dado tratar-se de uma organização exterior ao Clube, o CAAL não pode garantir disponibilidade de vagas para além desta data, mesmo no caso de não se ter esgotado a dimensão máxima do grupo.
Em 2005 a assembleia anual da Federação Europeia de Pedestrianismo (ERA) será organizada pela filiada holandesa Stichting Wandelplatform-LAW, na cidade de Elspeet.
Como é tradição, nos dias imediatamente anteriores o anfitrião organiza a Semana Europeia do Pedestrianismo, um programa de percursos pedestres e visitas turísticas para forasteiros, por norma bastante apetecível, dado decorrer fora de uma lógica comercial e contar com a existência de apoios oficiais que possibilitam uma relação preço/qualidade muito favorável. Tendo sido já uma vez responsável pela sua organização, o CAAL associa-se agora na qualidade de participante a este importante evento, o qual este ano possui um programa acessível a todos – ou não estivéssemos a falar dos Países Baixos… - marcado por uma forte componente cultural e uma clara aposta em padrões de conforto acima da média.
Desafiamos assim os nossos sócios a partir à descoberta das mais belas paragens de um país situado fora das rotas habituais do turismo pedestre. Exploraremos os parques nacionais de Kennemerduinen – famoso pela extensão das suas dunas – e da Hoge Veluwe – com as suas charnecas e velhas florestas. Faremos um percurso de barco no parque natural de Wieden, a maior zona húmida do noroeste da Europa. Atravessaremos o célebre dique de Usselmeer para conhecer a Frísia, província marcada por uma história muito rica, da qual se encontram amplos testemunhos no esplendor das suas bem conservadas vilas, cujas esplanadas, lojecas simpáticas, museus e demais curiosidades propiciam uma estadia agradável.
Se Deus fez ou não o mundo será tema eventual de debate, mas certo é que os holandeses fizeram a Holanda! Deste modo qualquer viagem a este país passa também por conhecer um pouco da secular luta entre este povo e as águas do Atlântico e o modo como, não sem dramas, transformaram muito do antigo Zuidersee em terra firme. E como seria uma viagem à Holanda sem uma visita à sua capital? Um passeio de barco pelos canais de Amsterdão - a Veneza do Norte – proporcionará a ocasião de admirar as suas magníficas mansões, representativas da arquitectura dos séculos XVII e XVIII, não podendo também faltar a visita ao(s) museu(s) de pintura da cidade, de fama mundial.
Sendo esta viagem uma organização holandesa convém deixar claro à partida que a capacidade da organização do CAAL para gerir os pequenos detalhes do dia a dia será obviamente limitada. Sabemos porém que a dedicação e vontade de bem receber dos voluntários locais sempre caracterizaram esta iniciativa - tradição que de resto o nosso Clube tão bem soube honrar nos idos de 1995; que a componente logística do programa está confiada a um operador profissional de primeiro plano, utilizando unidades hoteleiras de qualidade, e que o facto de as caminhadas terem lugar em convívio com praticantes locais e forasteiros de diversa origem confere sempre um cunho muito peculiar a esta actividade.
Tradicional é também o facto de, na última noite, caminheiros e delegados à assembleia magna da ERA participarem em conjunto num banquete de clausura e no respectivo evento social associado (os quais desta vez serão flutuantes, no rio Reno!).
Para enriquecer o programa o CAAL assegurou ainda a realização exclusiva de duas excursões visando algumas das atracções turísticas ditas “obrigatórias” do país, a realizar no primeiro e último dias da viagem.
Domingo, 18 de Setembro - Partida matinal para Amsterdão. Recepção no aeroporto e transfer para o hotel em Naarden. Almoço. Saída em autocarro para visitas a Delft (terra de afamada louça pintada a cor azul), e Roterdão (incluindo a clássica subida ao Euromast, uma das edificações mais altas da Europa). Regresso ao hotel e briefing com a organização da Stichting Platform – LAW. Jantar e alojamento.
Segunda, 19 - Saída em autocarro para o Parque Nacional de Kennemerduinen. Percurso pedestre circular de 8 km ou de 12-15 km. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.
Terça, 20 - Saída de autocarro para Amsterdão. Breve visita guiada à cidade, seguida de passeio de barco pelos seus canais (1 hora). Almoço. Visita ao Museu Real (Rijksmuseum). Tempo livre na cidade. Jantar no restaurante Haesje Claes ou equivalente. Regresso ao hotel e alojamento.
Quarta, 21 - Saída de autocarro para Marken, via Schellingwouderbrug e Durgerdam. Visita de Marken com percurso pedestre na antiga ilha (6 km). De tarde continuação para Enkhuizen. Visita do museu do Zuiderzee (museu ao ar livre - aprox. 2h). Passagem para a Frísia, pelo dique de Usselmeer – breve paragem no monumento. Chegada ao hotel em Heerenveen ou em Joure. Jantar e alojamento.
Quinta, 22 - Percurso em autocarro ao longo da margem do Usselmeer com visita em Workum ao Museu Jopie Huisman, notável pintor picaresco contemporâneo de enorme humanidade, que sempre recusou vender as suas obras. Percurso pedestre na região de Gasterland (8 km). Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Sexta, 23 - Saída em autocarro para visita do museu de história regional de Schokland (45min). Percurso pedestre na antiga ilha de Schokland (aprox. 6 km). Visita de Giethoorn. Passeio de barco no Parque Natural de Wieden, a maior zona húmida do noroeste da Europa – Giethoorn – Blokzijl - Wieden - Weerribben. Continuação em autocarro para o hotel em Nunspeet. Jantar e alojamento.
Sábado, 24 – Saída em autocarro para o Parque Nacional da Hoge Veluwe. Percurso pedestre circular de 8km ou de 12-15 km. Visita do museu Kroller Moller e a S. Hubertus. Regresso ao hotel para tratar do visual. Saída em autocarro para Arnhem, ao encontro dos participantes na assembleia da ERA. Evento social a bordo de um barco navegando nos rios Reno e Ussel até Deventer. Aperitivo, banquete e festa (prever indumentária minimamente compatível). Regresso ao hotel. Alojamento.
Domingo, 25 de Setembro – Saída em autocarro para Maken e Volendam. Visita de uma quinta “tradicional” de produção de queijo flamengo, com a inevitável manufactura de tamancos típicos e os sacrossantos moinhos de vento – o ícone nacional. Almoço. Transfer para o aeroporto e regresso a Portugal. Chegada nocturna a Lisboa.
O preço inclui: Passagem aérea Lisboa – Amsterdão em voo regular TAP. Autocarro de acordo com o programa. Guia. 7 Noites em quarto duplo com pequeno-almoço em 3 hotéis de qualidade (a saber:: 3 noites em hotel **** em Naarden, 2 em hotel *** na Frísia, em Heerenveen ou em Joure, e 2 em hotel **** em Nunspeet) . 3 Almoços (1º, 3º e 8º dias).
Todos os jantares (nos hotéis e em Amsterdão). 1 Banquete festivo de clausura. Entrada nos parques nacionais, museus e atracções referidas no programa. Passeios de barco em Amsterdão e no leste do país. Enquadramento nas caminhadas por voluntários holandeses.
O preço não inclui: Almoços nos dias de caminhada (providenciar no local o habitual “self-catering picnic”). Bebidas e despesas pessoais.
Inscrições: Até ao dia 10 de Maio na sede do Clube. Inscrições limitadas a um máximo de 50 participantes e a um mínimo de 30 participantes. Devido ao facto de se tratar de uma organização exterior ao Clube, o CAAL não pode garantir disponibilidade de vagas para além da data referida, mesmo no caso de não se ter esgotado a dimensão máxima do grupo.