VALE DE ARAN

1999-07-16 (Sexta-feira)

No âmbito do projecto PIRINÉUS, e após termos estado no Vale de Ordesa e Monte Perdido em 1992, e no Vale de Bénasque e Pico do Aneto em 1998, vamos este ano visitar o Vale de Aran e as montanhas, lagos e belas paisagens que o rodeiam.
As actividades pedestres decorrem no Parque Nacional de Aigües Tortes, o qual foi criado em 1995 e situa-se nos Pirinéus Centrais, a NE da região do Vale de Bénasque.
Esta grande actividade organizada pelo CAAL contempla percursos com três níveis de dificuldade, com o acompanhamento de guias locais.
Grupo A -3-4 botas: Percurso de 5 dias em alta montanha, em progressão, passando pelos cumes das principais montanhas do Parque Nacional, com duração de 6 a 9 horas diárias e desníveis de 800 a 1200 m. Dormiremos 4 noites em refúgios de montanha. É requerida boa preparação física, não estando prevista a necessidade de utilização de material específico de neve e gelo.
Grupo B -2-3 botas: Percurso de 5 dias, com dificuldade média, em progressão, ao longo dum troço do itinerário GR-11 que passa por diversos lagos, com duração de 5 a 8 horas diárias e desníveis de 600 a 900 m. Pernoita igualmente de 4 noites em refúgios de montanha.
Grupo C 1-2 botas: 4 dias de percursos pedestres de baixa dificuldade, em sistema de base fixa, com regresso diário ao hotel, em Vielha. Duração de 3 a 6 horas diárias e desníveis até 600 m. O dia 21 de Julho será dia livre para os integrantes deste grupo.
O dia 23 de Julho será livre para todos os companheiros, na cidade de Vielha, podendo ser destinado a descanso, compras conhecimento da cidade ou participação em actividades extra programa cannyoning, rafting, BTT, excursão em jeep ou autocarro, etc., não incluídas no preço.
Ida: Partida de Lisboa no dia 16 de Julho 6ª feira, com concentração no átrio da estação de Santa Apolónia às 21:00 h. Chegada prevista a Vielha pelas 21:00 h do dia seguinte.
Transporte: Lisboa - Madrid - Lisboa, em comboios com carruagens-cama.Madrid - Lérida - Madrid, em comboios de carruagens normais. Lérida - Vielha - Lérida, em autocarro.
É possível a participação em viatura própria, com estada no mesmo regime dos restantes participantes.
Regresso: Partida de Vielha dia 24 de Julho, sábado, pelas 07:00 h, e chegada prevista a Lisboa em 25 de Julho ,domingo, pelas 08:40 h.
Regime de estada: Pensão completa, para os três grupos, desde o jantar do dia 17 até ao pequeno almoço do dia 24, incluindo jantar de despedida em restaurante típico aranês. Alojamento no hotel Vielha, em quartos duplos, e nos refúgios de montanha,4 noites, para os grupos A e B.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Espanha
Local: Vale de Aran