Cáceres e Guadalupe

2005-04-23 - 2005-04-25 (Sábado - Segunda-feira)

A Identidade Portuguesa é complexa


23 a 25 de Abril - Sábado a Segunda - 1 bota.


"A Identidade Portuguesa é complexa". Eis, em resumo, o tema da viagem, no dizer do Prof. José Luís de Matos, que será o nosso guia: "Pertencemos a duas Espanhas, a do Norte e a do Sul, mas também somos, nesta Era de "globalização", apenas uma das seis ou sete nações que se implantaram na Península Ibérica. Na fronteira entre o sul e o norte, Cáceres, Trujillo e Alcântara são o ferrolho militar da Reconquista Cristã da Península, mas também da expansão "Católica" para as Américas, e o grande mosteiro de Guadalupe, o principal foco de resistência na fronteira ideológica entre os cristãos e os mouros ibéricos ou os índios americanos. Procurando um espaço entre seis nações ibéricas (Galiza, País Basco, Catalunha, Andaluzia e, naturalmente, as duas nações dominantes, Castela e Portugal), a sétima nação, o Além Tejo português e a Estremadura espanhola (a velha Lusitânia dos Romanos), organiza-se actualmente em torno de Badajoz."


Sábado, 23 de Abril (dia feriado em Cáceres)



  • Visita a Badajoz (Alcazaba, Museu Arqueológico, Catedral, Rota mudéjar) e a Trujillo (Plaza Mayor, Igreja de San Martin, Igreja de Santa Maria Mayor).

Domingo, 24 de Abril



  • De manhã - Visita a Cáceres (Praça Maior, Arco de la Estrella, Praça e Concatedral de Santa Maria, Palácios Carvajal, Mayoralgo, Episcopal, Casa de los Golfines, Bairro de Santo António, Convento de São Paulo, Casa e Torre da cegonha, Igreja de São Mateus, Palácio Godoy, Igreja de Santiago).

  • De tarde - em Malpartida de Cáceres, visita ao Monumento Natural "Los Barruecos" (percurso pedestre) e ao Museu Vostell de arte contemporânea (obras de Wolf Vostell, Joseph Beuys, Helena Almeida, Julião Sarmento).

Segunda,25 de Abril



  • De manhã - Visita ao Mosteiro de Guadalupe e à vila.

  • De tarde - Percurso pedestre Guadalupe – Cañamero.


Vai ser uma actividade muito interessante em que os valores culturais estarão sempre presentes:



  • a história de dois grandes países, patente nos edifícios monumentais;

  • a modernidade, representada na arquitectura das grandes cidades;

  • a defesa das espécies e do ambiente, cuidadas no Monumento Natural "Los Barruecos" em Malpartida de Cáceres;

  • a intervenção social, simbolizada pelos movimentos de vanguarda dos anos 60, Fluxus e artistas conceptuais espanhóis, portugueses e polacos, cujas obras estão expostas no Museu Vostell.

O Museu Vostell encontra-se instalado num complexo de edifícios que constituem uma interessante mostra de arquitectura industrial relacionada com o fenómeno da pastorícia, constituído por um lavadouro de lãs, alimentado por uma pequena albufeira. O museu mostra ainda um acervo evocativo da importante actividade de criação de gado e do tratamento da lã. Com esta visita iniciamos este ano uma Rota da Lã, que será continuada em 2006, com uma actividade na Covilhã e na Serra da Estrela.


Características dos percursos


As caminhadas serão suaves: no domingo haverá um percurso através dos Barruecos, local que alberga a maior colónia de cegonhas da Europa; é uma paisagem indescritível, constituída por grandes blocos graníticos e onde se encontram expostas algumas das obras monumentais de artistas representados no Museu; na segunda-feira terminamos com um passeio pedestre, que será mais longo e acidentado, por entre a característica paisagem da Serra de Guadalupe; os companheiros que o pretendam poderão optar por permanecer na vila, enquanto decorre o percurso.


Alojamento: Em Cáceres, em Albergues da Juventude.


Partida: Sábado, dia 23, às 7h10 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.


Participação em viatura própria: Concentração em Badajoz no parque de estacionamento junto ao Museu Arqueológico, na Alcáçova, às 11h00 (espanholas) de Sábado, dia 23. Dadas as suas características haverá um número limitado de vagas para esta actividade. É imprescindível a inscrição no Clube.


O preço inclui o alojamento (pequeno almoço incluído), todas as entradas e os guias locais.