Vougando rio abaixo

2005-05-07 - 2005-05-08 (Sábado - Domingo)

A pé pelas margens do Vouga

7 e 8 de Maio - Sábado e Domingo – 2/3 botas.

Vamos continuar o projecto da descida do Rio Vouga. No ano passado começámos na nascente, na Senhora da Lapa, onde o rio surge ora hesitante, ora vigoroso. Vamos agora acompanhá-lo num dos seus troços mais bonitos, com águas bem mais calmas, e centenárias passagens de pedras que ligam as margens onde crescem árvores frondosas.

Sábado, dia 7 - Faremos a ligação entre Ribafeita e Pindelo dos Milagres, num total de cerca de 10 km. Após uma descida acentuada, acompanharemos o rio Vouga até à Central Hidroeléctrica de Ribafeita. Uma paragem para almoçar nas margens do rio (quem quiser pode tomar banho!) e, logo de seguida, começaremos a subida, com uma pequena paragem para café na aldeia de Sobral. O caminho continua a subir no meio de pinhais, por vezes com vistas desafogadas para o vale em que o rio vai correndo, até atingirmos a cumeada. Descemos suavemente para a aldeia de Pindelo dos Milagres, mas antes seremos surpreendidos pelo estranho percurso da ribeira do Soito e por uma casa que carrega com uma enorme fraga!

Domingo, dia 8 – Hoje vamos andar cerca de 18 km. Partimos de Silvares, seguindo ao longo da margem esquerda do rio Vouga. Almoçamos mais uma vez junto do rio e depois, saltitando com toda a leveza, de poldra em poldra, passamos para a outra margem. Na aldeia de Várzea, um cafezinho espera por nós, para preparar o corpo e o espírito para uma vigorosa subida, passando pela Fonte Santa e terminando em Calde. Há possibilidade de neutralização à hora do almoço.

Características dos percursos

Trajectos com piso regular, em caminhos de pé posto e estradões, com acentuados desníveis. Levar almoço para os dois dias.

Alojamento: Pousada de Juventude de S. Pedro do Sul (pequeno almoço incluído no preço).

Cartografia: Folhas 166 e 167 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sábado, dia 7, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, dia 7, às 11h00, junto ao Albergue de Juventude de Viseu. É imprescindível a inscrição no Clube.