Por Terras de Alafum II

2005-06-24 - 2005-06-26 (Sexta-feira - Domingo)

Pelas serras do Caramulo e da Gralheira

24 a 26 de Junho - Sexta a Domingo - 2/3 botas.

Vamos voltar à região de Lafões, percorrendo desta vez a Serra do Caramulo, não esquecendo o seu património arqueológico, passando pelo Dólmen da Lapa de Meruje e Bicão dos Conqueiros. Mais a Norte vamos explorar, no Maciço da Gralheira, a serra da Arada onde, depois de percorrermos a sua cumeada, avistando dum lado as serras da Estrela e Caramulo e do outro o vale do Paivó e a serra de Montemuro, desceremos, visitando o Castro da Cárcoda e terminando no Bioparque de S. Pedro do Sul.

Sábado (3 botas) - Vamos começar na povoação de Covas passando por um Menir com 10 metros de altura - o Bicão dos Conqueiros - subindo depois para o vértice geodésico de Janus (cota 1043) e fazendo uma paragem junto a uma pequena represa para admirarmos o Dólmen da Lapa de Meruje. Desceremos depois para o vale do Ribeiro da Bouca, terminando em Nogueira. Poderemos ainda ver tecer linho, bem como todas as fases da sua preparação e, se o S. Pedro ajudar, poderemos apreciar também uma seara de linho. Percurso longo. Possibilidade de neutralização.

Domingo (2 botas) - Dia dedicado a percorrer a cumeada da serra da Arada, subindo ao seu ponto mais alto - vértice geodésico de Cabria (cota 1071), de onde se podem admirar amplos horizontes. Descida de cerca de 500 m para o Castro da Cárcoda, terminando no Bioparque de S. Pedro do Sul. Percurso de extensão média com troços a corta mato.
No regresso faremos uma paragem na nossa já conhecida Quinta de Valgode, para aconchegarmos o estômago com um petisco, antes de regressar (incluído no preço).

Características dos percursos

Com acentuados desníveis, por caminhos de pé posto e estradão.

Cartografia: Folhas 187, 188, 165 e 166 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Recomendações: Levar fato de banho (tanto no parque de campismo de Vouzela como no Bioparque de S. Pedro do Sul há piscina).
Não esquecer agasalho, de preferência corta-vento, visto que nas cumeadas, mesmo nesta altura no ano, fazem-se sentir baixas temperaturas e vento forte.

Alojamento: Parque de Campismo de Vouzela. Alternativas, por conta própria, só nas Termas de S. Pedro do Sul.

Partida: Sexta, dia 24, às 20h00 de Algés e às 20h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, dia 25, às 8h45, no Parque de Campismo de Vouzela.