COUTOS DE ALCOBAÇA III

2000-11-25 (Sábado)

Terras de monges, a oeste da Serra dos Candeeiros


Depois de termos subido ao Arco da Memória na Serra dos Candeeiros, iremos até ao extremo norte dos Coutos de Alcobaça acabando no mar. Penetraremos na zona do Pinhal d'El-Rei, a catedral verde e sussurrante de Lopes Vieira. E o que esconde ela? uma aldeia mourisca que foi berço de Papa português (?), dunas de respeito, lagoas com patinhos, fábrica de pedra cozida, lendas de Rainha, vales radicais com ribeirinho no fundo, camarinhas perlentas e até um porto de mar que já foi! Tudo isto e mais as gentes sabedoras e os sabores do local. Bem ritmado, conversado, respirado e fotografado! Vamos a isto?

Características do percurso: 2 botas. Na zona de Alpedriz, Pataias e Paredes da Vitória com piso "alcatifado", sem corrimão nem multibanco e inferior a 14 km. Há que levar botas, para evitar areia nas engrenagens, e protector "chuval" ! Para ter menos certezas pode consultar o site na web

www.cnn.com/WEATHER/eu/Portugal/MonteRealLPMR.html .

Cartografia: Folhas 296 e 307 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 7:15 e Campo Pequeno 7:30

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L..