Coimbra - Do Choupal até à Lapa

2004-06-05 (Sábado)

O notável Jardim Botânico, o Bazófias e talvez a Feira Medieval

5 de Junho - Sábado - 1 bota

O Choupal, ou melhor a Mata Nacional do Choupal, é uma vasta mancha verde com cerca de 100 hectares - hoje em dia formada essencialmente por ulmeiros, plátanos e eucaliptos… - situada na margem direita do Mondego a jusante de Coimbra, a qual, apesar da sua origem recente, ocupa lugar cimeiro na mitologia da cidade, sendo recordada por gerações de estudantes universitários como local de grande beleza propício à divagação e como aprazível esconderijo para amores mais ou menos
efémeros.

Já a Lapa dos Esteiros situa-se na margem oposta do rio e a montante da urbe, assim se justificando a célebre expressão alegórica mil vezes repetida por poetas e cantadores para designar o território da Velha Academia.

Ir a pé do Choupal até à Lapa, dois símbolos de Coimbra que tendem a passar ao lado dos forasteiros, é a sugestão do CAAL para este sábado.

Não será no entanto o "prato forte" da actividade! Esse papel cabe sem dúvida à visita ao grandioso Jardim Botânico da Universidade. Concepção original ao gosto transalpino de Domenico Vandelli e Dalla Bella (inserida no contexto da reforma académica pombalina), este espaço deve grande parte da imensa riqueza das suas colecções científicas ao labor do ilustre Félix Avelar Brotero, nas décadas em torno de 1800, e da sua beleza a sucessivas intervenções artísticas ao longo do século XIX – de Soares dos Reis às obras-primas de serralharia do mestre Galinha – sendo seguramente o melhor jardim de Portugal. Visitaremos em particular os 13 hectares do seu Arboretum (vulgo a "Mata do Botânico"), o qual após décadas de inexplicável secretismo está agora aberto ao público, ainda que a um preço exorbitante.

Um almoço algo sui generis (ver adiante) e um passeio náutico no espelho de água da cidade a bordo do consagrado "Bazófias" completam o programa; o qual poderá ou não ser enriquecido com uma interessante passagem pela edição de 2004 da afamada Feira Medieval de Coimbra, no caso provável de esta se realizar neste dia (parece surrealista mas o facto é que até à data a entidade organizadora - o Inatel - continua indecisa…).

Características do percurso

Percurso de tipo urbano, embora a lógica da actividade faça por escapar a esse estereotipo, (não haverá visitas a monumentos, igrejas, etc…). À chegada esticaremos as pernas Couraça acima.

Almoço: Almoçaremos em pleno Choupal em área apropriada ao efeito. A ideia é revisitar o velho sistema "Traz o teu e Come do de todos", (quem se lembra do 1º aniversário do CAAL ?). Cada participante, para além do que entender prudente para consumo próprio, deve trazer algo para colocar nas mesas à disposição de todos. Haverá apoio de bar e o autocarro estará por perto.

Partida: De Algés às 6h40 e de Sete Rios às 7h00.

Participação em viatura própria: Concentração em Coimbra, na Briosa (Largo da Portagem), às 9h30.

O preço inclui entrada no Jardim Botânico e passeio de barco no Açude de Coimbra.