Memórias do CAAL - Vila Morena

2005-03-12 (Sábado)

2005-03-13: Voltámos aos Chaparrais de Grândola 18 anos depois! São as 'Memórias do CAAL' que continuam a entusiasmar os participantes.

Desta vez o GDAO, Grupo de Dinamização de Orientação do nosso Clube, remontou o percurso original, mantendo-o quase intacto! Não podia faltar a subida à Srª da Penha, o almoço no agora abandonado monte das Valadinhas, a subida ao Outeiro dos Píncaros, uma vista a Melides desde o moinho do Pele de Bode. Foi uma excelente caminhada num Alentejo bem pouco conhecido, entre sobreiros e azinheiras, com água e belos horizontes!

 


Pelos chaparrais da Serra de Grândola

12 de Março - Sábado - 2 botas.

"O ‘chaparral’ designa sumariamente a baixa e densa floresta semi-natural de sobreiros que cobre as encostas e os vales da Serra de Grândola, constituindo o traço mais característico da sua paisagem e seguramente uma agradável surpresa para todos os que participem nesta actividade.

Outra surpresa é o seu relevo bastante acidentado, apesar da baixa altitude do seu ponto culminante (Atalaia - 326 m), com vales profundos e encaixados, onde correm regatos murmurantes e cumes arredondados, que se sucedem regularmente, e dos quais se desfrutam belas e extensas panorâmicas sobre a charneca e a campina alentejanas e, principalmente, sobre a baía de Setúbal com a Serra da Arrábida ao fundo, qual ilha levantada súbita e abruptamente do Oceano.

Venha conhecer esta bela floresta mediterrânica…

Para os mais fatigados prevê-se o fim do percurso pouco após o almoço, no sítio das Botelhas, onde o autocarro os aguardará."

Foi assim que se escreveu sobre esta actividade em 15 de Março de 1987.

Cartografia: Folha 495 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 8h10 de Algés e às 8h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Jardim Dr. Jacinto Nunes, em Grândola, às 10h00.