A Vertente Sul de Gredos e os Galayos

2004-06-10 - 2004-06-13 (Quinta-feira - Domingo)

O refúgio Victory, La Mira, a acampada em Nogal del Barranco, o Puerto del Pico e a gruta El Aguila - IMPERDÍVEL!


10 a 13 de Junho - Quinta a Domingo - 2/3 botas


O CAAL vai voltar a Arenas de San Pedro, Guisando e Nogal del Barranco, junto aos míticos Galayos, paraíso dos escaladores, para realizar actividades de montanha numa das zonas mais bonitas da Serra de Gredos.


Vamos reviver actividades realizadas de 25 a 27 de Abril de 1986, desta vez guiados pelos companheiros do Grupo Gredos de Montaña, que gentilmente nos irão receber.


A Serra de Gredos é um cenário espectacular de montanha, o mais próximo de Portugal, que temos vindo a desvendar ao longo dos anos. Já realizámos actividades de alta montanha no Almansor e
de orientação no Vale de Jerte. Há dois anos fizemos base em Hoyos del Espino e percorremos a vertente Norte da serra, tendo ido ao Circo de Gredos, junto ao Almansor, o seu pico mais elevado (2592 m). O ano passado estivemos na Peña de Francia e na Serra de Béjar, tendo subido ao Calvitero, o segundo pico da serra de Gredos, com os seus 2401 m. Este ano vamos desvendar a vertente Sul, subir de novo a La Mira (2343 m) e conhecer de perto os Galayos.


Uma vez mais, em cada dia, haverá sempre dois grupos: o activo e o natural. O grupo activo fará actividades com desníveis acentuados, até mil metros, que serão acessíveis a todos os companheiros
com experiência no Clube, algum espírito de sacrifício e estado físico normal. O grupo natural fará actividades de desfrute da Natureza, sem grande esforço ou preocupação.


Desta vez vamos aceitar um desafio e pernoitar num parque de campismo de montanha em plena Serra. Iremos dormir, nos nossos quentes sacos cama, em cabanas de madeira para oito pessoas,
ou em tenda. Será uma experiência inigualável e inesquecível, com algum sabor a aventura, embora até haja duches quentes. Seremos os únicos utilizadores do parque, onde tomaremos os pequenos almoços e dois jantares, em agradável convívio, servidos por D. Maria Dolores. Para isso levem a boa disposição, bebidas e bolos para a ceia, e preparem-se para cantar e dançar.


Programa



  • Chegada prevista a Arenas a meio da tarde de 10 de Junho; instalação em Nogal del Barranco, onde jantamos.

  • No dia 11 de Junho vamos ter de escolher entre duas actividades:
    - Grupo activo - Mingo Fernando, La Mira, refúgio Victory até Nogal del Barranco. Percurso pelas cristas de Gredos, com vista para o Morezón e o Almansor, e descendo pelos Galayos até ao parque (10 horas);
    - Grupo natural - De Mingo Fernando a Nogal del Barranco, seguindo o percurso a meia encosta pelo bosque de carvalhos (6 horas).

  • No dia 12 de Junho teremos também duas actividades:
    - Grupo activo – Arenal, Puerto de la Cabrilla até Puerto del Pico, seguindo o percurso pelas cristas de Gredos, desta vez no sentido contrário do dia anterior, com a Serra de Guadarrama no horizonte (8 horas);
    - Grupo natural - De Arenal a Puerto del Pico, seguindo o percurso a meia encosta (6 horas).

  • No dia 13 de Junho, antes do regresso a Portugal, haverá uma visita para todos à gruta "El Aguila", em Ramacastañas, nos arredores de Arenas de San Pedro, descoberta em 1963 e que possui uma das maiores e mais belas salas cársicas do mundo: 10.000 m2, em diversos níveis. (a entrada na gruta está incluída no preço).

Características dos percursos


Para o grupo activo, percursos de montanha por terreno muitas vezes irregular, com desníveis acentuados.


Recomendações: Para os dois grupos exige-se calçado apropriado (botas). Dada a época do ano, tanto poderemos encontrar tempo seco e quente, como algum frio e chuva. O almoço e a merenda da tarde, bem como a água, deverão ser previstos e transportados por cada um. Não esquecer o frontal, para acompanhar as surpresas nocturnas.


Alojamento e refeições: Alojamento no parque de campismo de Nogal del Barranco, do Ayuntamiento de Guisando, em cabanas de madeira para oito pessoas (levar saco cama e colchonete) ou, para quem preferir, em tenda própria. Serão servidos pequenos almoços nos três dias e jantar nos dias 10 e 11. Quem ficar no parque de campismo poderá sempre encomendar os habituais ‘bocadillos’ a D. Maria Dolores, na véspera das actividades.
No dia 12 todos disporão de tempo para um jantar livre em Arenas de San Pedro.
Como alojamento alternativo será possível utilizar a hotelaria de Arenas de San Pedro. Neste caso, os interessados jantarão na Sexta com o grupo no parque de campismo, decorrendo por sua conta e iniciativa o alojamento e as restantes refeições.


Partida: Na Quinta, dia 10 de Junho, às 7h10 de Algés e às 7h30 de Sete Rios. O regresso está previsto, sem compromisso, para as 17h00 de Domingo, em Sete Rios.


Participação em viatura própria: Concentração às 9h00 do dia 11, à saída de Arenas de San Pedro, no cruzamento que dá para Guisando ou para El Hornillo, onde os companheiros tomarão uma viatura da organização. Deste modo, os automóveis ficarão estacionados em Arenas de San Pedro.


Nota: Não esquecer de levar, para esta actividade em Espanha, o Passaporte Azul (E-111), para efeitos de assistência médica no estrangeiro.


No camping o preço inclui três pequenos almoços e dois jantares. Para quem ficar em Arenas de San Pedro, o preço inclui somente o jantar de Sexta.