GDAE - Viagem de Escalada

2005-03-24 - 2005-03-31 (Quinta-feira - Quinta-feira)

2005-06-18: A reportagem fotográfica do companheiro Jorge Gomes.

2005-05-20: No ano dos XXº Aniversário do CAAL, o GDAE organizou a 1ª Viagem de Escalada à Ilha de Maiorca. Vinte escaladores percorreram a ilha, e escalaram em 6 das mais importantes zonas de Maiorca: Sa Gúbia, Andratx, Sa Creveta, Cala Magraner, Alaró, e S’Estret.

Maiorca é um dos locais de maior expansão do ponto de vista da escalada, o seu enorme potencial de rocha está bem patente nas cerca de 30 escolas existentes. Local extraordinário, onde é possível combinar umas férias activas (Escalada, Trekking, Mergulho, BTT...) com uns óptimos
banhos no Mediterrâneo.

A nossa viagem de escalada vai decorrer na Ilha de Maiorca entre os dias 24 a 31 de Março (5ª a 5ª feira) nas férias da Páscoa.

Escalada em Maiorca

Trinta anos de escalada desportiva em Maiorca, trinta anos de equipamentos e mais de duas dezenas de Escolas de Escalada espalhadas por toda a ilha. O panorama da escalada em Maiorca mudou radicalmente nos últimos anos fruto a nova geração de escaladores.

A escalada em Maiorca começou no principio dos anos setenta com a abertura das primeiras vias e a partir daí nada mais deteve a sua expansão.

Maiorca possui um enorme manancial de rocha ainda por descobrir e equipar. Os escaladores tem vindo às poucos a explorar novas zonas aproveitando este imenso potencial para abrir novas zonas de escalada, algumas delas de grau elevado. De inicio, as cotações das vias seguiam uma graduação local, em regra apresentavam-se sub cotadas (um V+ podia na realidade ser um 6b), mas a globalização também aqui fez o seu trabalho. A visita continua de escaladores do continente, espanhois  e estrangeiros  acabou por homogeneizar as cotações, tornando-as muito similares ao do resto das escolas europeias.

A nossa viagem

A nossa viagem vai visitar algumas das mais emblemáticas escolas da ilha, nomeadamente, Sa Gúbia, S’Estret, Cala Magraner, Sa Creveta e Alaró.

O prato forte da nossa viagem é naturalmente a escalada, no entanto, vai haver tempo para conhecer a ilha ou simplesmente relaxar.

Vamos ficar no Hotel Palma Mazas em Arenal, junto a Palma e as nossas deslocações serão efectuadas em viaturas alugadas a partir daqui.

Programa

• 1º dia - 24 de Março,  5ª feira - Partida
    • 14h45 – Comparência no Aeroporto de Lisboa
    • 16h15 – Voo AB2617 da Ar Berlin
    • 19h05 – Chegada a Palma de Maiorca e aluguer de viaturas
  • 2º dia - 25 de Março, 6ª feira - Escalada em Sa Gubia
    • 9h00 – Encontro no Parque de estacionamento do restaurante “Can Penasso”.
      Como chegar: A partir de Palma apanhar a C711 em direcção norte para Port Sóller, 4,5 km após passar Palmañola existe um cruzamento para Bunyola, estacionar no parque do restaurante.
      Como chegar às vias (20mn de marcha): Ir na direcção contrária do cruzamento Bunyola, passamos por antigo estacionamento, e depois por um portão e ainda outro portão que bloca o caminho para uma grande casa. Continuamos sempre até encontrar o leito seco de um rio onde tomaremos o caminho que nos leva às falésias.
  • 3º dia - 26 de Março, Sábado - Escalada em Cala Magraner
    • 8h30 – Saida de Palma
      Como chegar: Tomar a estrada C715 para Manacor e depois a direcção “Callas de Mallorca”. Após 8km chegamos a um cruzamento e viramos à direita a passamos a 2 curvas e depois procuramos lugar para estacionar. Apanhamos um caminho pedonal que levará ao leito seco de um rio. Junto ao mar encontraremos a zona de escalada.
  • 4º dia - 27 de Março, Domingo - Dia livre
    • 10h00 - Visita a Palma
    • Manhã - Castelo de Belver
    • 13h00 – Almoço em Palma
    • Tarde –  Zona histórica ( Catedral....)
  • 4º dia - 27 de Março, Domingo - Programa Alternativo
    • 10h00 – Possibilidade de regresso à Escola de Escalada de SA Gubia
  • 5º dia - 28 de Março, 2ª Feira - Escalada em Sa Creveta
    • 8h30 – Saida de Palma
      Como chegar: Seguir a estrada C713 até Alcudia, depois tomar a direcção de Port de Pollença e sguir a indicação de cabo Formentor. A estrada sobe sinuosa por 5 km, parquear no miradouro de Columet. Andar um pouco para trás por um caminho pouco marcado junto a um velho pipeline, antes de chegar um poste de sinalização, seguir para direita subindo em direcção a um colo. Atravessar o colo e descer para a esquerda para a zona da escarpa. Continuar sempre para a esquerda contornando a falésia e chegamosa ao 1ª sector “Approach Wall “, um pouco mais à frente fica a “Main Wall”.
  • 6º dia - 29 de Março, 3ª Feira - Escalada em S’estrét
      Como chegar: Seguir a estrada (PM-111) de Palma para Valldemossa. Depois de passar S’Egleieta tomar atenção ao marco kilométrico 14 e cerca de 500 m mais a frente do lado esquerdo fica o lugar para estacionar. Seguir a primero caminho à esquerda.
  • 7º dia - 30 de Março,  4ª Feira - Escalada em Alaró
    • 8h30 – Saida de Palma
      Como chegar:Estrada C713 para Alaró. Seguir indicações de Castelo de Alaró. Estacionar no parque do restaurante. A partir deste ponto descer um pouco mais pela estrada e seguir pelo caminho novo até às paredes. O caminho directo do restaurante para as paredes está proibido.