Planalto das Cezaredas

2006-02-12 (Domingo)

2006-03-12: A classificação geral e por classes.




2006-02-23: Dia 12 de Fevereiro o CAAL organizou uma fantástica actividade de Orientação no planalto das Cezaredas, Lourinhã, em que participaram mais de 70 companheiros. Uma perfeita organização, com belos percursos criteriosamente seleccionados e com 3 opções à escolha dos participantes, esta foi sem dúvida uma actividade que perdurará na memória do CAAL.

Marcha de orientação, entre o mar e a serra

12 de Fevereiro – Domingo – 2/3 botas.

Voltamos ao Planalto das Cezaredas, desta feita para uma Marcha de Orientação em que iremos vasculhar (no verdadeiro sentido da palavra…) os belos recantos desta zona!

Ao contrário das zonas agrícolas circundantes, as Cezaredas foram outrora um lugar isolado, inóspito, conotado com um escasso povoamento de gente rude que (sobre)vivia da actividade agrícola e do pastoreio; actualmente esta mancha verde, que nos mapas de estradas ainda aparece como intransponível, dista cerca de uma hora de Lisboa e está bem diferente; enfim, o progresso...

As vistas cerradas pela densa vegetação e os horizontes largos para Óbidos, Serra de Montejunto, Peniche e Berlenga; os extensos afloramentos calcários, de que o homem se aproveitou das formas mais peculiares, e as manchas aráveis onde predominaram pomares de macieiras, vinhas, e culturas de hortícolas; são os ingredientes que contribuem para a diversidade da paisagem desta zona.

Cada um pode escolher, na hora da partida, qual das opções disponíveis que melhor lhe apraz: não será necessário ser especialista nesta ‘disciplina’ nem montanhista de gema, mas quem goste de desafios e/ou procure ‘desentorpecer as pernas’ também terá bons argumentos para participar; marcha fácil ou prova de nível mais exigente, curta ou longa, por escorreitos caminhos rurais ou a corta-mato, haverá escolha para todos os gostos!

No final teremos ainda oportunidade de partilhar as aventuras e desventuras do dia num momento de convívio, onde a componente gastronómica também marcará presença para retemperar as forças e os ânimos.

A marcha pode ser realizada individualmente ou em equipas, sendo conveniente, neste último caso, que as mesmas se organizem antecipadamente.Vem e traz os amigos!

Participação em viatura própria: Concentração junto à Igreja das Cezaredas, às 9h00 de Domingo. O acesso faz-se pela A8, saída 11 - Bombarral; no entroncamento com a N361 seguir na direcção de Lourinhã;após passar Vale Covo sair à direita na direcção de Misericórdia; na bifurcação à entrada de Casal Mulato seguir pela esquerda; no cruzamento com a N247-1, em rotunda, seguir na direcção de Lourinhã; após lomba sair à direita na direcção das Cezaredas e continuar sempre em frente até à Igreja.

O preço inclui o petisco, a recordação e os materiais para a actividade.

Imprescindível a inscrição prévia no Clube

Nota: Só haverá autocarro se o nº de participantes o justificar.