2006-09-26: Como diz o ditado "a sorte protege os audazes".
E foi mesmo o que se passou no fim de semana passado. A previsão meteorológica indicava chuva para sábado e domingo.
Saimos no sábado às 7h00, e em Vendas Novas já a chuva se fazia sentir de forma intensa. Pensamos, temos o sábado "despachado".
Portalegre, 10h00 da manhã a chuva pára.
Às 11h00 já estamos a abrir as primeiras vias. O curso de iniciação, que estava em Puerto Roque, sensivelmente pela mesma altura também começou a montar as primeiras vias.
O sábado correu muito bem e o domingo acordou sem chuva o que nos permitiu começar a escalar ainda mais cedo.
A escola da Penha é uma crista quartzitica dominante que se desenvolve no sentido SE-NW com sol de manhã ( até às 11h00) e sombra pela tarde. Óptima para os dias quentes.
Fica na serra da Penha mesmo em frente a Portalegre. As viaturas ficam junta à ermida da Sª da Penha e depois é necessário vencer a subida que dura 10-15 minutos.
A falésia tem uma altura máxima de 20 metros e permite uma escalada técnica, vertical, de regletes e aplates numa rocha de boa aderência mas muito fracturada. Existem 18 vias bem equipadas e de graus bastante acessiveis e outras 3 só para top-rope.
O local é muito bonito com um amplo panorama sobre a planicie alentejana e para a cidade de Portalegre
Uma boa escola para todos que se estão a iniciar na escalada e para
aqueles que escalam até ao 6c que é o grau máximo da escola.
Inserido nas comemorações do XXI Aniversário do CAAL vamos inaugurar a Escola de Escalada da Senhora da Penha.
Esta zona vai ser equipada este verão pelo João Constantino e vai ter numa primeira fase 25 itinerários dos 50 previstos. Vai haver possibilidade também de fazer escalada clássica.