12 e 13 de Maio - Sábado e Domingo - 2 botas.
No cinquentenário da Comunidade Europeia vamos evocar um dos aspectos mais positivos da adesão: a livre circulação de pessoas e mercadorias.
Quando saltitamos entre Portugal e Espanha, nas nossas actividades, não imaginamos os dramas que as fronteiras, muitas vezes traçadas nos gabinetes plenipotenciários, trouxeram no passado aos habitantes da raia.
As comunidades vizinhas e as próprias famílias foram separadas e ainda hoje, nestas zonas, encontramos, já velhotes, primos e primas de ambos os lados. Basta falar com as pessoas e elas desfiam um ror de histórias de contrabandos, arbitrariedades e iniquidades praticadas pelas polícias...
Vamos, nesta actividade, começar com um passeio em que a t ravessamos a fronteira numa rota de contrabando, continuando Alentejo adentro por caminhos antigos, hoje muito abandonados. Em Portugal vamos seguir, em parte, um percurso sinalizado.
No Domingo faremos o troço mais espectacular da ‘Rutatransfrontera’, uma iniciativa da Oficina de Turismo de Valencia de Alcantara, que desde há nove anos organiza uma grande actividade, em Março, que este ano contou com 350 ‘senderistas’ e onde nós também participámos (www.valenciadealcantara.net/transfron/regruta.html).
Esta zona fronteira, desde o Tejo Internacional até à Serra de S. Pedro de Los Baldios, dividida entre duas províncias espanholas – Cáceres e Badajoz – acolheu muitos acontecimentos importantes dos dois reinos peninsulares, tendo-se realizado em Valencia de Alcantara o casamento de D. Manuel I com a Infanta D. Isabel, filha dos Reis Católicos, a primeira mulher do rei de Portugal, na Igreja de Rocamador.
O relevo, nesta zona de transição, é caracterizado por formações graníticas, com cristas quartzíticas escarpadas e vales acentuados.
Esta actividade, que será muito interessante e a não perder, procura dar a conhecer, no Sábado, a variedade paisagística da zona raiana do Alto Alentejo, em que não existe verdadeiramente uma fronteira natural, e no Domingo, acompanharemos as Peñas de El Pino, imponente formação geológica, que avistaremos ao longo de todo o passeio.
A actividade em Espanha conta com o apoio da Oficina de Turismo de Valencia de Alcantara (www.valenciadealcantara.net).
Actividades de 15km, no Sábado, e 18km, no Domingo, por trilhos ou caminhos carreteiros que, não sendo difíceis, são acessíveis aos companheiros com prática de caminhadas no CAAL. É aconselhável o uso de botas. Dada a época do ano, não esquecer a água e as merendas para o caminho.
Cartografia: Folhas 386, 348 e 360 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Refeições: Os companheiros deverão levar o jantar de Sábado e o pequeno-almoço de Domingo, para tomar no camping, bem como o almoço para o percurso de Domingo. Há um restaurante em Santo António das Areias, a cerca de 800m do camping, que poderá aceitar reservas, a combinar no próprio dia.
Alojamento: No Parque de Campismo da Asseiceira, junto a Santo António das Areias (www.asseiceiracamping.com). Para os companheiros que pretendam procurar outro tipo de alojamento indicam-se as seguintes possibilidades, para as quais se assegurará transporte: Albergaria ‘O Poejo’ em Santo António das Areias (tel. 245 992 640/247, www.a-opoejo.com) e Residencial ‘Sever’ na Portagem – Marvão (tel. 245 993 318).
Partida: Saída de Algés às 6h45 do dia 12 e de Sete Rios às 7h00.
Participação em viatura própria: Os interessados nesta modalidade deverão informar-se directamente no CAAL.
Preço: Autocarro 57,00€, Men. 21 anos 38,00€
O preço inclui o alojamento em campismo, visitas e guias.