Fortes das Linhas de Torres - Loures

2007-02-25 (Domingo)

Conhecer e sentir uma região: Desta vez, pelos cabeços de Loures

25 de Fevereiro – Domingo – 2 botas.

2007-03-11: Iniciámos em Loures, no Cabeço de Montachique, um projecto que pretende levar a todos um mais profundo conhecimento da Guerra Peninsular, e da importância das Linhas de Torres e dos seus fortes e fortins na estratégia anglo-portuguesa de defesa.
 
No Cabeço de Montachique e zona envolvente, os participantes tiveram o previlégio de assistir e participar numa verdadeira "aula" de História que o Professor José Luis de Matos, como sempre de uma forma brilhante, nos proporcionou.


O CAAL vai organizar actividades de divulgação das Linhas de Torres, permitindo um completo enquadramento e melhor conhecimento de redutos, fortes e fortins que ao longo dos Concelhos de Loures, Vila Franca, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, constituem as linhas de defesa que, às portas da capital, fizeram recuar definitivamente as tropas francesas.

Vamos começar por Loures, iniciando-se esta nossa actividade no Cabeço de Montachique, visitando os redutos e fortes mais significativos; o passeio terá a presença do Prof. José Luís de Matos, que nos dará, in loco, uma verdadeira aula sobre a Guerra Peninsular.

Será um passeio sem dificuldades, acessível a todos os Sócios do CAAL.

Concentração: Às 9h30 à porta do Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

Inscrição: No local da concentração.

Preço: Viatura própria 5,00€ / Men. 21 anos grátis.