Museu Militar - A Guerra Peninsular

2007-02-11 (Domingo)

O CAAL convida-vos a uma experiência única!

11 de Fevereiro – Domingo – 1 bota.

Relembrando o 1º Percurso Pedestre de Grande Rota marcado pelo nosso Clube em 1986, para melhor ficarmos a conhecer os Fortes das Linhas de Torres e para preparar desde já a 3ª MARCHA dos FORTES, nada melhor do que uma visita ao Museu Militar (sala da Guerra Peninsular), o mais antigo museu da cidade de Lisboa.

Mas não será uma simples visita; teremos o privilégio de a ter enriquecida com o saber e a comunicação do Prof. José Luís de Matos que mais uma vez estará connosco, ajudando-nos a enquadrar e a perceber esta formidável obra da engenharia militar anglo-portuguesa, bem como a grande contribuição da heróica população da Região para a derrota do poderoso exército napoleónico.

O Museu Militar localiza-se hoje no local onde existiram as Tercenas da Porta da Cruz, uma antiga fundição de Artilharia destruída por um incêndio em 1726. Do primitivo edifício da época de D. João V destaca-se o excelente pórtico barroco e os principais salões interiores, restaurados no século XIX e XX .

Independentemente do magnifico espólio de armaria antiga que nos é mostrado, percorrer as salas do Museu é fazer um percurso, de forte tonalidade romântica, tendo por tema a identidade portuguesa: o Povo e a sua sobrevivência, o Território, o Estado. Os grandes momentos de afirmação e confronto identitário estão bem documentados, nomeadamente, a Expansão Portuguesa, as Invasões Francesas, o Ultimatum e a defesa das colónias, o extraordinário trauma que foi a Grande Guerra, a descolonização.

Preparando o reconhecimento da Linhas de Torres Vedras que derrotou Massena e o exército francês em 1812, esta visita do CAAL ao Museu Militar permitirá relembrar alguns dos aspectos principais do dispositivo militar que permitiu preservar, nesse momento, a independência nacional.

Será durante a manhã de Domingo, 11 de Fevereiro, com concentração às 9h45m à porta do Museu Militar, no Largo do Museu de Artilharia (a Santa Apolónia). Termina pelas 12h30. Inscrição no local.

Preço: 3,00€ / Men. 21 anos grátis.