ERICEIRA

2007-09-29 (Sábado)
De visita ao rei da Ericeira

Para a despedida deste Verão, fazemos uma proposta: uma caminhada tranquila, por caminhos rurais e de pé posto, começando e terminando na Praia de S. Julião (Foz da Ribeira do Falcão e limite norte da Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais).O que vamos fazer - passar rapidamente por zonas fortemente urbanizadas (para esquecer!); espreitar a paisagem magnífica do vale do Arquitecto; cobiçar as hortas apetitosas e dignas de serem fotografadas, junto da Ribeira de Cheleiros; conhecer a Ermida de Nossa Senhora do Ó ou do Porto (Monumento Nacional); deslumbrar a vista com a paisagem dos meandros do Rio Lizandro, já junto da Foz; passar na falésia, junto do mar e a caminho da Ermida de S. Julião (Monumento Nacional, sec XVIII). Neste local, viveu o chamado Rei da Ericeira, no séc. XVI, Mateus Álvares de seu nome, fazendo-se passar por D. Sebastião, coroou a mulher como rainha, distribuiu benesses e castigos e concedeu títulos de nobreza. Foi executado e os seus apoiantes acabaram nas galés.

De regresso à Praia de S. Julião, o mar espera por nós (se o tempo ajudar!).

 

Características do percurso : São cerca de 12km, por caminhos de pé posto e estradões, com alguns desníveis, não muito acentuados.

Cartografia: Folhas 308 e 402 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE – edição especial.

Recomendações: Dada a altura do ano, é sempre convenientelevar protecção para a chuva e algum agasalho.

Concentração: Às 10h00, no parque de estacionamento da Praia de S. Julião (a norte da praia, a meia encosta, junto dum bar).

Inscrição no local da concentração:    Preço: 4,80 / Menores 21 anos: grátis