Perú

Trilhando Caminhos Incas
2007-08-05 - 2007-08-26



O CAAL irá este ano percorrer paisagens e caminhos de um país outrora povoado pelos incas.

O programa base é de 15 dias, com partida a 5 de Agosto e regresso a Lisboa a 19 de Agosto, a que podem acrescentar uma opção (regresso a 23 de Agosto) ou duas opções (regresso a 26 de Agosto), conforme a disponibilidade de cada companheiro. Os companheiros com maior disponibilidade de tempo poderão juntar todos os percursos fazendo uma inesquecível actividade de 22 dias.

Programa Base

Comum a todos, levar-nos-á a:

  • Conhecer a Reserva Nacional de Paracas e, em especial, as Ilhas Ballestas – reino do lobo marinho – e que muitos consideram as Galápagos Peruanas, onde, num passeio de barco, com cerca de 2 horas, poderemos ver, além de uma grande quantidade de lobos marinhos, pelicanos, golfinhos, cardumes de peixes diversos, pinguins de Humboldt, corvos marinhos e uma grande variedade de aves.
  • Visitar Ica, famosa por produzir o melhor vinho do país.
  • Sobrevoar as misteriosas e enigmáticas Linhas de Nazca, só visíveis do ar, representando figuras tão variadas com o macaco (com 78m), a aranha (com 46m) ou o colibri (com85 m).
  • Conhecer Arequipa, a cidade branca, rodeada pelos vulcões Misti, Chachaui e Pichu Pichu com as suas neves perpétuas.
    O seu ambiente colonial e as jóias arquitectónicas que encerra conferiram-lhe o título de Património Cultural da Humanidade.

    A visita guiada incluirá alguns dos monumentos mais importantes da cidade.

    • Tomar contacto com um dos maiores desfiladeiros do mundo
    • o Canhão Colca – com os seus 3200m de profundidade e mais de 100km de comprimento, de onde poderemos admirar belas paisagens e ver terraços agrícolas.
    • Ver o condor no miradouro da Cruz do Condor.
    • Navegar no lago Titicaca a 3810m de altitude, visitando as ilhas de Uros, cerca de 40, e a ilha de Taquile.
      As Uros são ilhas flutuantes, construídas pelo povo Uro, com juncos entrançados. Nelas tudo é feito de junco (casas, barcos de pesca, camas, etc.) e os seus habitantes continuam a levar uma forma de vida tradicional dedicada à pesca.
      Da ilha Taquile tem-se uma das mais belas perspectivas do Lago Titicaca. Aqui a propriedade privada não existe e os habitantes partilham os bens entre si. Vestem-se com cores garridas,dedicam-se à agricultura,à confecção de belos tecidos coloridos e falam ainda o quechua – antiga língua dos incas.
    • Descobrir Cusco antiga capital de Qosqo – o umbigo do mundo – visitando o templo do Sol, a catedral e as suas ruas tradicionais.
    • Fora de Cusco veremos a Fortaleza de Sacsayhuaman, o Templo de Kenko, o recinto fortificado de Puca Púcara, Tambomachay – o banho do inca, o Vale Sagrado, atravessado pelo rio Urubamba, muito fértil e onde se encontram as ruínas de uma das maiores metrópoles incas – Pisac. Veremos ainda o conjunto arquitectónico de Ollantaytambo – exemplo único do urbanismo inca.
    • Fazer uma viagem maravilhosa de comboio até Machu Picchu, famoso complexo arqueológico que nos será explicado pelo nosso guia.
    • Visitar locais de interesse histórico em várias outras cidades por onde passamos e durante o trajecto para as mesmas.
    • Ter uma visita guiada em Lima.

Opção 1: Caminho Inca

Os mais aventureiros poderão, em adição a este programa, fazer também o Caminho Inca. Este trilho, que se desenrola entre os 2400 e os 4200m de altitude, é o mais famoso da América, e é Património da Humanidade.
Situa-se na Reserva Natural de Machu Picchu e, durante os quase 4 dias que se demora a percorrê-lo, veremos restos de cidades e construções incas, uma variedade de paisagem que vai desde o Vale de Cusco até aos cumes nevados dos Andes e à selva semi-tropical que rodeia a cidade perdida dos incas, Machu Picchu, desfrutando não só de uma beleza única mas também da oportunidade de observar uma grande diversidade de fauna e flora.

Opção 2: Selva Amazónica

Quem o desejar pode, após o programa base (ou após o Caminho Inca), ir até à Selva Amazónica, na zona de Puerto Maldonado, lugar paradisíaco e onde, durante 3 dias, tem oportunidade de ver os mais diversos animais (tartarugas,garças,lontras,macacos de várias espécies, preguiças, jaguares, aves de rica plumagem, etc.), tudo isto no meio de uma exuberante flora.
Visitar um jardim botânico, ter a experiência de ver o pôr do sol na Amazónia,andar de canoa no rio Madre de Dios, nadar em rios quase selvagens e tentar a sorte na pesca.


Consultem o Programa Completo incluído na Informação 204.
(OS PROGRAMAS DETALHADOS ESTÃO AO DISPOR DOS SÓCIOS NA SEDE DO CLUBE)

Para mais informação podem igualmente consultar os seguintes sítios:

No dia 20 de Novembro, a partir das 21h30, a Direcção estará no Clube para responder a perguntas sobre a actividade.


Inscrições – Na sede do CAAL, no dia 28 de Novembro, das 18h00 às 21h00, e decorrerão até ao limite das inscrições ou data a anunciar. Só poderão ser efectuadas mediante a presença de um sócio activo na sede, o qual, para além de si próprio e do respectivo agregado familiar, poderá no máximo inscrever um outro sócio também activo.


Tópicos Relacionados