O funcionamento do GDAMO é simples, são feitas duas reuniões semestrais para desenhar o calendário anual e na semana anterior à realização das actividades os companheiros
interessados em participar reunem-se na sede do clube (às 21:30). Estas
reuniões preparatórias servem para definir o trajecto, distribuir
tarefas, organizar material, etc.
As actividades do GDAMO são realizadas em autonomia total, quer isto
dizer, normalmente não existe apoio exterior ao grupo durante toda a
actividade. Por norma, são no mínimo de dois dias, e têm custos reduzidos (2 euros de inscrição, podendo ser acrescidos de custos com o seguro), estando as restantes despesas a cargo dos participantes.
As actividades requerem alguma preparação física e técnica para a prática de montanhismo (variável, em função das características de cada actividade), sendo indispensável a comparência dos interessados nas reuniões preparatórias. À semelhança das actividades de treking do clube nós também temos uma classificação de grau de dificuldade.
Método de classificação das nossas actividades:
Por hora não existe número limite de participantes, mas poderá existir se for necessário. A média actual de participação é de 12 companheiros por actividade.
É reservado o direito de limitar a participação de companheiros que, por falta de forma física, ou por falta de conhecimentos técnicos, não se enquadrem nas actividades em que pretendam participar.
O calendário do GDAMO é definido no início do ano
e revisto nas reuniões (abertas a todos os sócios) que se realizam ao
longo do ano.
Colabora ainda activamente nas acções de formação (de iniciação e avançadas), organizadas pelo Clube.