Aqueles que passaram este Verão pelo Sotavento algarvio repararam certamente na serra de Monte Figo - conjunto panorâmico de pequenas e arredondadas colinas que se estendem de nascente para poente.
Essa serra começa, a leste, por uma pequena elevação que surgiria desapercebida, face ao comparativamente elevado cerro de S. Miguel (410m), não fosse a sua superfície estar pejada de rochedos.
É uma paisagem peculiar a que vos propomos, ao sugerir que visitem o Cerro da Cabeça (249m). O terreno é essencialmente rochoso, associado a uma flora variada, típica do barrocal.
Neste cerro, um verdadeiro geomonumento, encontra-se o mais espectacular megalapiás do Algarve.O nosso passeio começa no Cerro de S. Miguel (com belas vistas para o mar e a norte para o barrocal) e interrompe-se à hora do almoço, onde também há um restaurante. Segue-se uma neutralização colectiva de 2km, para retomarmos a marcha em Foupana, subir ao Cerro da Cabeça e terminar na quinta do ‘Monte Argil’.
Características do percurso: São apenas 12km divididos em dois troços (6km cada). O primeiro, com início em S. Miguel, é feito essencialmente por caminhos rurais. O segundo também será por caminhos rurais, excepto na subida (facultativa) ao vértice geodésico de Cabeça, em que o carrascal pode provocar arranhões. Os desníveis (mais descidas que subidas) são insignificantes.
Cartografia: Folha 607 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Para quem apanha a via do Infante/A22, no sentido de Espanha, deve sair no nó 14. Dois km após ter saído, e na direcção de Moncarapacho, surge uma estrada (a 1331) para a direita, com uma placa a indicar S. Miguel. É por aí que às 10h00, devem estacionar.