Um belo fim de semana a escalar!
Aqueles que passaram este Verão pelo Sotavento algarvio repararam certamente na serra de Monte Figo - conjunto panorâmico de pequenas e arredondadas colinas que se estendem de nascente para poente.
Foi uma bela actividade, esta em Monchique e Silves. Uma subida à Picota, uma descida linda até à Vila, cafézinho e aí vamos até à Fóia. E que trilhos "escondidos" eles descobriram!
Fóia - pôr do sol, vento frio e uns mimos da organização, de beber, comer e ficar a chorar por mais. Obrigado, companheiros!
Actividade nas duas margens do Baixo Guadiana internacional, em paisagens de montado, esteval e beira-rio de grande beleza. Teremos a oportunidade de observar as marcas deixadas pelo homem desde os tempos mais recuados: vestígios megalíticos (1 menir); defesa do território ( 3 castelos de diferentes épocas, 4 antigos postos da Guarda Fiscal); verdadeiros monumentos da antiga actividade mineira da Faixa Piritosa Ibérica (2 portos, 2 linhas de caminho de ferro, 1 estrada romana); e, ainda, aproveitamentos dos recursos hídricos (1 barragem, 1 canal, 2 antigos moinhos de água).
Em 1991 o C.A.A.L. iniciou um projecto de divulgação junto dos seus sócios da Área de Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Nesse ano 150 sócios calcorrearam os areais de Sines a Porto Covo.
Este ano o 6º troço será a descoberta do litoral do concelho de Vila do Bispo com términus no mítico promontório de Sagres.
Acompanhe-nos na descoberta do litoral mais esplêndido da Europa e venha connosco conhecer:
- A geologia com as espectaculares arribas, as imensas praias, os xistos e os calcáreos;