Foi uma bela actividade, esta em Monchique e Silves. Uma subida à Picota, uma descida linda até à Vila, cafézinho e aí vamos até à Fóia. E que trilhos "escondidos" eles descobriram!
Fóia - pôr do sol, vento frio e uns mimos da organização, de beber, comer e ficar a chorar por mais. Obrigado, companheiros!
Jantar com o calor das boas cantigas, levantar cedo, caminhar por ribeiros e barrancos, almoçar bem em Silves e visitar o Museu e o Castelo. De "papinho" cheio, uma viagem directa para Lisboa foi a cerejinha da actividade...
Apesar de flagelada pelos incêndios, a Serra de Monchique ( também conhecida pela “Sintra” do Algarve) tem resistido, continuando a oferecer aos visitantes excelentes vistas de grande parte do Algarve. Nela podemos também encontrar exemplares de sobreiros, castanheiros, medronheiros e outras espécies, com dimensões difíceis de encontrar noutros pontos do país, graças a um microclima subtropical marítimo de montanha. A agricultura resiste aqui e ali em pequenos terraços e quintas.
Locais a visitar:
Fóia – Ponto mais alto do Algarve com 902m.
Picota - 2ª elevação mais alta na serra de Monchique com 774m.
Monchique – Localizada entre os maciços da Picota e Fóia, é uma vila que guarda preciosos testemunhos de um passado importante.
Silves - Silves já foi capital do Algarve, mas perdeu esse estatuto, em parte, devido ao assoreamento do rio Arade. Conserva como importante património o seu Castelo e Sé.
Percursos:
Sábado – Ligação entre o Covão d’Águia e Picota e entre Monchique e Fóia, onde nos espera uma pequena surpresa. Trata-se de dois percursos com um total de cerca de 15km, quase todos feitos em trilhos. Jantar livre em Monchique.
Domingo – Ligação entre Serra de Silves e Silves, percurso de cerca de 15km por estradões e trilhos, com atravessamento de algumas linhas de água.Visita guiada da cidade de Silves. Almoço livre em Silves.
Alojamento: Pavilhão Gimnodesportivo de Monchique, cedido pela Câmara Municipal (levar saco cama, colchonete e toalha). Possibilidade de recurso a alojamento em pensões locais (por conta própria).
Cartografia: Folhas 586 e 595 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, 24, às 6h30 de Algés e às 6h45 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às 10h15 de Sábado, junto aos Bombeiros / Pavilhão Gimnodesportivo de Monchique