No link seguinte
http://picasaweb.google.pt/lh/sredir?uname=pomboduarte&target=ALBUM&id=5329134601495015585&authkey=Gv1sRgCLWll4u1_6qseQ&authkey=Gv1sRgCLWll4u1_6qseQ&feat=email podem ver a reportagem completa do companheiro J.M. Pombo Duarte
Situada a cerca de 82 km da costa da Península Ibérica, é a maior das Ilhas Baleares com 3640 Km², e 676.000 habitantes, constituindo outrora um importante porto de escala nas viagens entre a Europa e a África.
Sabe-se que a ocupação humana data de pelo menos 4000 a.C, tendo depois disso sido ocupada por Fenícios, Gregos (a quem se deve o nome do arquipélago, ballein, que significa em grego lançar pedras com uma funda), Cartagineses (Aníbal era natural de Ibiza), Romanos, Vândalos, Bizantinos, Muçulmanos, Catalães, Aragoneses, Ingleses, Franceses e finalmente Espanhóis.
Todos estes povos, marcaram a paisagem e deixaram testemunho da sua permanência nas Ilhas, quer na paisagem (ex: os socalcos mouros), na arquitectura, na gastronomia, no vestuário, na cerâmica, etc.Maiorca, apesar da sua reduzida dimensão, apresenta uma paisagem muito variada, sendo de referir especialmente as planícies da região central e a imponente Serra da Tramuntana, (serra do Vento Norte) situada a Oeste, cordilheira calcária com cerca de 90 Km, sendo a maior altitude, 1145 m, atingida no Puig Major.
Palma (anteriormente Palma de Mallorca), cidade com cerca de 300.000 habitantes, é desde 1983 a capital da Comunidade Autónoma das Ilhas Baleares.Além de ser a maior cidade do arquipélago, é também a mais rica em monumentos históricos, repleta de vestígios dos vários povos que pelas Ilhas passaram.
Objectivo da actividade: Quando se fala em Ilhas Baleares tende-se logo a associar como um destino de férias de massas, que todos os anos atrai mais de 10 milhões de visitantes, a maior parte destinados a Maiorca.
O objectivo desta actividade do CAAL é mostrar que existe uma outra Maiorca, com belas paisagens (actualmente cerca de 40% do território das Ilhas é zona protegida), pequenas aldeias, elevado número de monumentos e uma cultura rica e diversificada.
Estrutura da actividade
a) Duração - A actividade terá a duração de nove dias, com partida a 4 de Abril e regresso a 12 de Abril (Domingo de Páscoa).
b) Percursos pedestres – Praticamente quase todos os dias haverá pequenos/médios passeios, acessíveis à generalidade dos sócios do CAAL. No segundo dia, serão oferecidas duas alternativas, dada a maior dificuldade de um dos passeios propostos.
Dado a actividade se desenrolar numa ilha calcária, dever-se-á levar botas e bastões. Atendendo à época do ano em que se realiza a actividade, e não obstante o clima ameno que é costume fazer em Maiorca, dever-se-á prever equipamento para chuva e algum frio, sem prejuízo de levar o fato de banho e lanternas na bagagem.
Dada a estrutura do programa, composto por actividades diárias de ir e vir, e a localização do hotel, nada impede o gozo de uma eventual folga.
Alojamento O alojamento está previsto ser no Hotel Horizonte ***, (www.horizonte.amic-hotels.com/), localizado a 2 Km do centro de Palma, desfrutando de bela vista sobre a baía e rodeado de inúmeras infra-estruturas comerciais e lúdicas.
Refeições Com excepção do dia da chegada, todos os dias será disponibilizado um picnic para almoço pelo hotel. Quanto aos jantares, comeremos 5 dias no hotel e haverá ainda um jantar típico, bem assim como dois jantares livres.
Itinerário Indicativo
Sábado, 4 de Abril – Lisboa – Palma – comparência matinal no aeroporto e partida com destino a Palma, com escala. Chegada pela hora do almoço. (Almoço livre)
Da parte da tarde será efectuado um passeio entre Sant Elm - Mosteiro Sa Trapa – Sant Elm. Trata-se de um passeio (2/3 horas, 2 botas) já na parte sul da Serra da Tramuntana, circular, numa zona costeira de grande beleza e quase sempre com a Ilha de Sa Dragonera à vista. Jantar livre no Port D’Andratx.
Domingo – 5 de Abril – Começaremos por visitar o Monestír de lluc, centro espirital de Maiorca e local de peregrinação há mais de 800 anos.
Em seguida haverá possibilidade de realizar dois passeios, nomeadamente:
A) Passeio (3/4 horas, 1 bota) pelos arredores do Mosteiro
B) Passeio ( 6 horas, 2/3 botas) como objectivo de atingir o Puig Roig (1003 m) e desfrutar de uma bela vista sobre a maior parte da ilha.
Jantar no hotel em Palma.
Segunda-feira, 6 de Abril – Visita á Cala de Sa Calobra e parte final da Torrent de Pareis.Iremos igualmente visitar Port de Sóller, simpática estância balnear, após o que apanharemos um elétrico antigo para Sóller que visitaremos.
Regresso a Palma no comboio “Flecha Vermelha” num percurso de 27 km, considerado um dos mais belos da Europa. Jantar no hotel em Palma.
Terça-feira, 7 de Abril – Começaremos o dia por visitar os Jardines de Alfabia. Trata-se de uma mansão, ex-residência dos reis de Maiorca, rodeada por magníficos jardins mouriscos.
De seguida visitaremos Valldemossa, cidade tornada famosa desde a estadia de Frédéric Chopin e George Sand e onde a principal atracção é o Real Cartuja de Jesús de Nazaret.
De tarde faremos um passeio (3/4 horas, 2 botas) nos arredores de Palma. Jantar no hotel em Palma
Quarta-feira, 8 de Abril – Dia dedicado a Palma.Visitaremos a Fundação Miro, a Catedral la Seu, o Castelo (entrada não incluída), Igreja São Francisco, Cidade Velha, etc. Jantar típico em Palma.
Quinta-feira, 9 de Abril – Na companhia do GEM - Grup Excursionista de Mallorca (www.gemweb.org) iremos realizar um passeio (5/6 horas, 2 botas).Será uma actividade circular, em que faremos escala no Refugi Tossals Verds e passaremos por cinco túneis.
Jantar no hotel em Palma. Possibilidade de assistir a procissão nocturna em Palma.
Sexta-feira, 10 de Abril – Começaremos o dia a visitar a aldeia de Pollença, antigo povoado romano, e que poucas transformações tem sofrido.
Nos seus arredores faremos um pequeno passeio (1/2 horas, 1 bota) até ao Puig de Sant Maria.
De tarde visitaremos a Península de Formentor e Alcúdia, cidade amuralhada, fundada pelos fenícios. Jantar livre em Alcúdia.
Sábado, 11 de Abril – Iremos visitar o Santuari Saint Salvador, de onde desfrutaremos de uma bela vista da costa sudeste de Maiorca, seguindo depois para as Caves del Drac, uma das principais atracções de Maiorca.
De regresso a Palma visitaremos o Parc Natural de Mondragó, com possibilidade de pequeno passeio. Jantar no hotel em Palma.
Domingo, 12 de Abril – Começaremos o dia a visitar LA Granja, propriedade rural que remonta aos romanos e que abriga hoje um dos museus mais interessantes da ilha, exposições de artesanato e provas de vinhos locais.
Já no caminho para o aeroporto visitaremos Capocorb Vell, um castro talaiótico, de cerca de 1000 a.C.
Regresso a Lisboa, ao fim da tarde.
(Preço sujeito a alterações de taxas aeroportuárias)
O preço inclui: transporte aéreo, deslocações, alojamento e refeições de acordo com o programa
Suplemento para Quarto Individual: 85€ (a pagar no acto da inscrição)
Inscrições: Na sede do CAAL no dia 20 de Janeiro, terça-feira, das 18 às 21h.
Cada sócio activo, para além de si próprio e do respectivo agregado familiar pode ainda inscrever outro sócio activo.
Plano de Pagamentos: Possibilidade de pagamento em 4 prestações, mediante cheques pré datados, entregues obrigatoriamente no acto da inscrição, o primeiro datado de 20 de Janeiro e os três seguintes dos dias 20 de Fevereiro, Março e Abril.