A Raia da Ribeira da Múrtega

Em Espanha e em Portugal com o nosso amigo Ramon
2025-03-07 - 2025-03-09 (Sexta-feira - Domingo)

Mais uma etapa barranquenha, dedicada desta vez à ribeira da Múrtega, da sua nascente, em Espanha, até à sua passagem nas proximidades da vila de Barrancos. Consultar folheto AQUI

Sexta, dia 7, é dia de reencontro para jantarmos em Barrancos no Restaurante Agarrocha (ponto de encontro), à entrada da vila. O jantar é opcional (não está incluído no preço da atividade), mas é um bom pretexto para começarmos o nosso fim de semana com alguns petiscos típicos desta região.

Para quem queira/possa começar mais cedo, o Paulo Correia estará à espera às 13h30 (hora portuguesa) em Valencia del Mombuey para um passeio circular de 10,0km até aos Letreros de Nijata (inscrições rupestres do tempo dos celtas). No caminho de Villanueva del Fresno para Valencia del Mombuey recomenda-se a visita ao monumento a Humberto Delgado. 

No sábado, dia 8, a partida do percurso circular é em Fuenteheridos, local da nascente da ribeira da Múrtega, e iremos até à vila vizinha de Los Marines, já na bacia da ribeira de Huelva (11,3km). 

No domingo, dia 9, o percurso, também circular, terá início no jardim do miradouro de Barrancos e levar-nos-á à serra Colorada e ao cerro do Calvário, com magníficas vistas sobre a vila de Barrancos. Guias locais, explicações em barranquenho. 

Para quem quiser, no fim da caminhada, que só ocupa a manhã, podemos visitar o Museu Municipal de Barrancos, guiados pelas mesmas guias barranquenhas.

Características do percurso: Dois (três, opcional) percursos circulares, sem desníveis muito acentuados. 

Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza potencialmente húmida de alguns trilhos. Bastões podem ser muito úteis em alguns pontos.

Levar farnel e água é recomendado, pois não há possibilidades de abastecimento fora dos núcleos urbanos.

Cartografia: Folhas 504 e 515 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Partida: Saída de Lisboa na sexta, dia 7 de março, à tarde (hora a combinar). Para quem

quiser/puder visitar os Letreros de Nijata, saída de Lisboa às 10h.

Como vamos em viatura própria, agradecemos que, no ato da inscrição, nos informem se têm transporte e se podem disponibilizar lugares para outros companheiros, que partilharão as despesas, ou se vão necessitar de boleia. 

Regresso a Lisboa no domingo, dia 9 de março. 

Alojamento: Em Barrancos, Hotel Agarrocha em quartos duplos, com pequeno almoço (incluído no preço da atividade). 

Inscrição na sede do CAAL (o mais breve possível para garantirmos o alojamento).

O preço (83€) inclui o alojamento (2 noites com pequeno almoço), o seguro e a organização da actividade pelo nosso amigo RAMON VARGAS.