SERRA DE MONFURADO

1997-01-18 (Sábado)

De Montemor à gruta do Escoural
(Marcha CCC)

E logo no início de 1997 aí estão de novo as marchas CCC (caminhada curta e convívio)! Desta vez no Concelho de Montemor-O-Novo. Iremos começar por conhecer esta cidade carregada de história e que a quasi totalidade dos companheiros só conhece por lá passar a caminho de Espanha ou do Algarve; contactaremos com os seus monumentos, solares e castelo, de diferentes épocas; do castelo seguiremos para o rio Almançor cujas margens percorreremos.
Após uma pequena neutralização, os autocarros deixar-nos-ão na pré-histórica gruta do Escoural cujas pinturas rupestres visitaremos em pequenos grupos. Daqui continuaremos por veredas e estradões,; atravessaremos típicos montes e aldeias do Alto Alentejo, aqui uma ribeira, ali um açude até alcançarmos a mítica Serra de Monfurado cujo nome a maioria dos companheiros aprendeu no ensino básico e não mais recordou. com os seus 432 metros de altura, a sua floresta mediterrânica onde abundam o sobreiro, a azinheira e a oliveira -os seus vestígios romanos -com os vestígios de extracção mineira de ferro, donde aliás lhe vem o nome -Monte furado- as ruinas do seu mosteiro e igreja do Século XVII que todos irão admirar. Numa só actividade contactaremos assim com o nosso passado pré histórico, romano, visigótico, árabe, medieval e contemporâneo. Aos companheiros que atingirem o cimo da Serra de Monfurado será oferecido pelo CAAL um diploma comemorativo.
E terminaremos de novo em Montemor com o já obrigatório lanche de convívio e o habitual momento cultural.
Carateristícas do percurso: 14 km de veredas e estradões de piso macio. Aconselhável o uso de botas.
Cartografia: Folhas 447 e 458 da Carta Militar de Portugal 1/25000 do Instituto Geográfico do Exército.
Dificuldade: 2 botas.
Abastecimento: É possivel de ser feito na cidade de Montemor.
Partidas: 06,45h. de Algés; 07,15h. do Campo Pequeno; o horário de saída será rigorosamente respeitado.
Chegada: Cerca das 22,30h.
Participação em viatura própria: Dada a limitação do número de visitantes à gruta do Escoural não é possível a participação em viatura própria.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Alentejo
Local: Montemor-O-Novo