No seguimento do projecto "Descoberta de Terras de Mora" iniciado em 2002, iremos desta vez partir da zona de lazer da Mata Nacional até ao
4 de Junho – Sábado - 2 botas.
Que o Alentejo tem muitas coisas para nos mostrar já sabíamos de todas as actividades que por ali temos feito.
14 de Maio – Sábado – 2 botas.
Continuamos na descoberta das terras de Mora, região do Alto Alentejo em zona de transição com o Ribatejo. Começaremos, desta vez, na vila de Pavia, terra de Património, onde visitaremos a Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia, a Anta-capela de S. Dinis (Monumento Nacional), e a Igreja Matriz de S. Paulo (Monumento Nacional), não deixando de passar pela casa onde viveu Fernando Namora e onde acabou de escrever o seu livro “O Trigo e o Joio”.
2005-05-17: Por Terras de Mora sempre encontrámos o passeio guiado em duas curvas do caminho. Durante a manhã o grupo guiado e a orientação avistaram-se nas margens da ribeira de Tera. Os primeiros na margem esquerda e os segundos na margem direita. Depois foi ao fim da tarde no lanche...
No dia 14 de Maio estaremos perto dos companheiros do passeio guiado Terras de Mora II.
A carta será a 408 e esperamos encontrar o outro grupo em alguma curva do caminho.
10 de Abril - Domingo - 1/2 botas.
Castro Verde está situada em pleno coração do chamado "Campo Branco", a estepe cerealífera mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. Por aqui passaram romanos, árabes e cristãos da reconquista. Segundo a tradição foi nos seus arredores que se deu a batalha de Ourique. É uma região rica de artesanato, gastronomia, de solos pobres mas subsolo rico. Trata-se de uma zona das mais ricas do país em avifauna.
As Julias - De Liberalitas Julia a Pax Julia
12 e 13 de Fevereiro - Sábado e Domingo - 1 bota.
O Caal já foi a Évora.... o Caal já foi a Beja... mas nunca o Caal reuniu no mesmo fim-de-semana as duas capitais do Alentejo.
Sábado, 12 - Começaremos por Évora – Liberalitas Julia.
8 de Dezembro - Quarta - 2 botas.
Em 21 de Outubro de 2000 uma outra equipa de organizadores do CAAL culminou um vasto projecto de exploração do território a submergir pela albufeira da barragem do Alqueva com uma actividade iniciada em Amieira, freguesia do concelho de Portel.
2004-11-23: Foi uma caminhada muito interessante. O percurso é bonito e o dia esteve óptimo, com muito sol e temperatura agradável. Participaram cerca de 50 companheiros, realizando perto de 14 km, a maior parte ao longo da Ribeira do Lucefécit. No final, houve ainda tempo para uma visita à vila de Terena e ao seu castelo. Aqui fica o texto de apoio distribuído na actividade.
Por terras de contrabandistas e Contenda