VALE DO GUADIANA

1999-10-09 (Sábado)

Vai ser de certa forma a penúltima actividade dum projecto que teve início em 1994. O objectivo é conhecer o Vale do Guadiana com o seu imenso património natural e cultural que irá ficar submerso com a construção da barragem do Alqueva. O lago artificial está projectado começar a encher no Outono de 2000. Nesta descoberta já participaram centenas de sócios. Procure conhecer o vale do rio que, com brio, enfrenta os desafios dos homens.

Esta nossa caminhada tem início na aldeia de Minas do Bugalho (Alandroal) e o final na Srª da Ajuda (Elvas). Ter-se-à oportunidade de ver ao longo do percurso antigas azenhas de submersão, únicas na Península Ibérica, muitas delas já desactivadas. A paisagem é bucólica com os montados de azinho e criação extensiva de gado. A vegetação e a fauna deste vale é rica e variada. Passaremos pela aldeia de Juromenha, sobranceira ao Guadiana, com o seu casario típico e um castelo imponente, testemunho da importância de outrora. O final será na ermida rural com alpendre da Srª da Ajuda, já no concelho de Elvas. Bem próximo, a destruída ponte da Ajuda sobre o Guadiana que fazia a ligação Elvas - Olivença, lembra outros tempos. É um passeio muito bonito que não se deve perder. Observar-se-à ainda o pomar de macieiras do Monte Branco (300 ha), o maior da Europa! Inscreva-se e participe!


Características do percurso: Sem desníveis acentuados e com uma extensão de aproximadamente km. É possível abastecer de água em Juromenha, sensivelmente a meio do percurso. Neutralização possível e aconselhável para os mais cansados em Juromenha. É obrigatório o uso de botas.

Cartografia: Folhas 428 e 441 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 06:30 e Campo Pequeno 06:45.

Participação em viatura própria: Não é possível.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Vale do Guadiana
Local: Minas do Bugalho