O Pelouro de Desporto da CML vai promover com a colaboração do CAAL a realização de mais um passeio Caminheiros de Monsanto.
Características do percurso: 1 bota
Observações: Local de início e fim da actividade: na Cruz das Oliveiras, junto aos Bombeiros pelas 09h30.
Inscrição no local.
Local: Monsanto
A sereia do Lis e a sua história
Há muito, ... pouco tempo, esteve o CAAL nas nascentes do Lis. A equipa renovada e com entusiasmo preparou para o final de 1999, Leiria Urbana. A sereia do Lis e a sua história.
O CAAL convida-o a visitar a cidade de Leiria com os seus monumentos, o Castelo, a Igreja de S. Francisco, o Bairro Judeu, a Praça Central, onde desembocam 11 ruas!
Queirós, o Eça, também por aqui andou e iremos fazer um percurso Queirosiano: literatura, história e natureza nas margens do Lis.
É mais uma espectacular actividade em terras do Alto Alentejo, no seguimento de- Monforte - Torre da Palma -Vaiamonte. Uma área nas faldas da serra de S. Mamede, onde a história e a natureza são constantes.
Por terras de Molianos ,calcários, com ascensão à memória, arco e panorâmica sobre as terras a Oeste da Serra dos Candeeiros
Espiel - Serra Morena - Córdoba.
Participaram 28 escaladores.
Em pleno Outono o NE Transmontano, com os seus soutos, geadas e população acolhedora
Terminando o projecto iniciado em 1994 (POR TERRAS DE RIBATUA E ALIJÓ) e continuado em 1996 (VILA-FLOR ONDE A VINHA SE FAZ RARA), 1997 (RUMO ÀS ORIGENS DO TUA) e 1998 (TERRAS DA LOMBA) e sempre seguindo o Tua e depois os rios que lhe dão origem, o Tuela e o Rabaçal, para Norte, desde o Douro até à fronteira com Espanha, vamos desta vez para o Parque Natural de Montezinho.
O Pelouro de Desporto da CML vai promover, com a colaboração do CAAL, a realização de mais um passeio, Caminheiros de Monsanto, (1 bota).
Local de concentração: Início às 9h30, e final na Cruz das Oliveiras, junto aos Bombeiros .
Inscrição no local.
Companheiro! Participa e divulga esta iniciativa junto dos teus amigos e no local de trabalho.
Região: Lisboa
Local: Monsanto
Vamos deixar, simbolicamente, o nosso testemunho às gerações vindouras, nossas seguidoras na continuação da realização de caminhadas por essas florestas fora, plantando com o apoio da Associação Ambientalista FARIO, sediada nesta zona, algumas árvores, numa das zonas mais bonitas do nosso Portugal Ribeira da Pena a merecer todo o nosso apoio, dado que, devido, porventura, às difíceis condições de acesso, ainda se encontra num estado selvagem (apesar da existência de vestígios de presença humana num passado recente) e, por isso, propícia ao desenvolvimento/manutenção de
Vai ser de certa forma a penúltima actividade dum projecto que teve início em 1994. O objectivo é conhecer o Vale do Guadiana com o seu imenso património natural e cultural que irá ficar submerso com a construção da barragem do Alqueva. O lago artificial está projectado começar a encher no Outono de 2000. Nesta descoberta já participaram centenas de sócios. Procure conhecer o vale do rio que, com brio, enfrenta os desafios dos homens.
Aventuras na Ilha Dourada com descanso e muita praia
Das maravilhas da cosmopolita Praga e de Cracóvia às belezas naturais dos Tatras na fronteira polaco,eslovaca
No centro do país, a dois passos de Abrantes, já que a passos, diz a tradição, foi marcada no tempo de D. João III, a linha de divisão dos dois concelhos vizinhos, Sardoal é guardiã de valiosos tesouros, espólio do que terá sido importante oficina de pintura que pela sua individualidade, constitui um núcleo representativo entre os Primitivos Portugueses.
Vila pitoresca, casas com fachadas antigas, bem conservadas, engalanadas por flores, que lhe conferem alegria e lhe fazem merecer o título de Vila Jardim.
Cântaro Magro e Francelha.
Participaram 12 escaladores.
No âmbito do projecto PIRINÉUS, e após termos estado no Vale de Ordesa e Monte Perdido em 1992, e no Vale de Bénasque e Pico do Aneto em 1998, vamos este ano visitar o Vale de Aran e as montanhas, lagos e belas paisagens que o rodeiam.
As actividades pedestres decorrem no Parque Nacional de Aigües Tortes, o qual foi criado em 1995 e situa-se nos Pirinéus Centrais, a NE da região do Vale de Bénasque.
Esta grande actividade organizada pelo CAAL contempla percursos com três níveis de dificuldade, com o acompanhamento de guias locais.
É a norte de Figueiró dos Vinhos e sul de Penela, nas vizinhanças da Serra da Lousã e numa zona de forte cobertura vegetal, que vai decorrer esta bela actividade.
Começaremos em Moninhos Fundeiros e, ora nos aproximando, ora nos afastando da Ribeira de Alge, teremos oportunidade de ver belos panoramas e belas paisagens fluviais.
Atravessaremos algumas povoações de montanha, já parcialmente abandonadas, subiremos ao marco geodésico da Malhadizes, com um mar de verde a nossos pés, e terminaremos nas belas piscinas naturais de Louçainha, com um merecido banho.
têm um sítio tão intratável de serras e penedias, quase sempre cobertas de neve, de picos que se vão até às nuvens, de brenhas temerosas, de vales profundíssimos e passos perigosos que mais parecem moradas de feras que de homens capazes de razão e juízo. (Frei Luís de Sousa –Vida do arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires, 1619)
Características do percurso: